Qual das despesas que abate o IRS é mais relevante para si? (Resultados)

 Com quase 1000 respostas obtidas de entre os nosso leitores à pergunta “Qual das despesas que abate o IRS é mais relevante para si?” resolvemos fechar a votação. Os resultados finais têm-se revelado, aliás, muito consistentes desde muito cedo  na votação.

Qual das despesas que abate o IRS é mais relevante para si:
     
Despesas com: % Votos
Saúde 34% 321
Empréstimos sobre a habitação 34% 314
Educação 15% 139
Rendas da sua habitação 11% 102
Planos de reforma 4% 34
Seguros de vida 2% 16
Lares de 3ª idade 1% 8
Total de votantes 100% 934

De entre as sete opções de resposta, há claramente duas despesas, praticamente com destaque igual, e que representam em conjunto mais de 2/3 das despesas consideradas mais relevantes no abate do IRS para os leitores do Economia e Finanças: Saúde e Empréstimo sobre a habitação (ambas com 34%). Num país em franco processo de envelhecimento e onde tem predominado a prática de adquirir a habitação em vez de a arrendar, estes números não são verdadeiramente surpreendentes. Por outro lado, a ausência de limites ao abatimento máximo que se pode obter com as despesas de saúde acabam por transforma-las, para muitas famílias, no tipo de despesa com mais impacto na redução da despesa com IRS. 

Com sensivelemente metade do peso de cada uma das primeiras respostas escolhidas, surgem as despesas de educação. Para estes valores deverão estar a contribuir, quer as despesas com propinas, quer as despesas com material escolar, abrangendo famílias com filhos de forma generalizada, mas, em particular com crianças pequenas e para as quais não há apoio estatal (creches e jardins escola em especial nas grandes metrópoles) e, evidentemente, quem frequenta o ensino privado ou público sujeito a propinas (ensino superior).

Ainda com relevo significativa surgem os abatimentos proporcionados por despesas com rendas da habitação (11%).
Obrigado por participarem. Em breve lançaremos outras pesquisas. Para já continua em curso por mais algumas horas a pesquisa eleitoral (coluna da direita). Amanhã faremos a análise final

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *