PIB de 2010 fecha o ano a crescer 1,4% – mas a recessão está à porta

Entre o terceiro e o quarto trimestre de 2010 o Produto Interno Bruto (PIB) Português diminuiu 0,3% confirmando-se assim a expectativa de redução. Apesar do dinamismo no consumo (o INE cita a compra de automóveis em final de ano) e da manutenção do bom desempenho das Exportações, o quarto trimestre ficou aquém da produção do anterior abrindo assim caminho para que no próximo, respeitando a convenção económica, se entre em recessão, bastando para tal que se repita nova diminuição do PIB face ao trimestre anterior. Quanto ao trimestre homólogo registou-se um aumento de 1,2%, o mais baixo de 2010. Ainda assim o ano de 2010 fechará com um crescimento do PIB de 1,4%, bem acima do que a maioria dos analistas e respectivas instituições haviam projectado há cerca de um ano*.

O INE actualizará a estimativa rápida do PIB hoje divulgada no próximo dia 11 de Março, altura em que será possível conhecer com mais detalhe o que se passou no final de 2010.

* Por curiosidade, uma vez que fo itema recente na arena política, apresentamos aqui as previsões para o PIB português feitas pelas banco de Portugal, indicando o momento em que foram feitas:

  • Verão de 2009:    -0,6%
  • Inverno de 2009: +0,7%
  • Outuno de 2010: +1,2%
  • Inverno de 2010: +1,3%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *