Nova Classificação de Profissões – Classificação Portuguesa das Profissões de 2010 (CPP/2010)

[wp_ad_camp_1]

O INE acaba de divulgar um novo padrão para a classificação de profissões, a Classificação Portuguesa das Profissões de 2010 (CPP/2010) que vem substituir a Classificação Nacional de Profissões de 1994 (CNP/94). Esta nomenclatura acarreta alterações significativas face ao padrão anterior como o próprio INE sublinha:

” (…)A CPP/2010 destina-se essencialmente a fins estatísticos, oferecendo condições para a sua aplicação noutros domínios, nomeadamente, na definição de perfis profissionais, na regulamentação e na acreditação de profissões. As extensas alterações de estrutura depreendem-se facilmente da comparação do número de posições entre os níveis da CPP/2010 e da CNP/94, conforme revela o quadro que a seguir se apresenta.
Para um melhor conhecimento e compreensão das implicações em termos das séries estatísticas, inevitáveis em várias profissões e sendo mais sensíveis nos níveis elementares da estrutura hierárquica da classificação, recomenda-se a consulta da publicação desta classificação e em particular as Tabelas de Equivalência entre as duas classificações, disponibilizadas no Portal do INE a partir de 25 do corrente mês. (…)”

Assim que a nomenclatura estiver disponível publicaremos aqui a respectiva ligação para consulta futura.

Deixar uma resposta