Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio – 2009

O INE acaba de divulgar o habitual Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio e destaca que apenas 39 concelhos apresentam um indicador sintético de poder de compra per capita acima da média nacional (entre 308 concelhos):

” Uma análise global dos resultados permite destacar valores mais elevados nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e também em alguns municípios coincidentes com capitais de distrito. A análise sugere, assim, uma associação positiva entre o grau de urbanização das unidades territoriais e o poder de compra aí manifestado quotidianamente. O indicador Percentagem de Poder de Compra revela que os 27 municípios das sub-regiões da Grande Lisboa, da Península de Setúbal e do Grande Porto concentravam 50% do poder de compra nacional. “

O estudo centrou-se na análise de 17 variáveis de caracterização relativizadas pelas população residente que depois de submetidas a um processo de análise facotiral originou a construção de 3 indicadores de comparação concelhia cujos resultados são apresentados em mapas geográficos. Vale a pena espreitar para perceber melhor algumas características do país.

Tagged under:

Deixar uma resposta