Envelhecer será a primeira causa de empobrecimento das nações?

Segundo Paul Krugman é esse o caso do Japão: envelhecer será a primeira causa da queda do PIB per capita . No artigo hoje publicado no NYT, o nobel da Economia junta-se a um conjunto crescente de analistas que estão a olhar com mais atenção para o relacionamento entre os fenómenos demográficos e o crescimento económico.

O factor humano (ainda!) é relevante e um país que enfrente um envelhecimento acentuado e rápido da sua população (e eventual redução líquida de habitantes) está sob uma pressão maior em termos de conseguir sequer manter os padrões de riquiza que teria antes de tal fenómeno se iniciar. Não será explicação para tudo mas será sempre um factor a ter em conta, provavelmente o mais importante em paíises como o Japão e… Portugal.

A propósito do Japão Krugman cita um outro artigo cuja a leitura se recomenda vivamente e com o qual há alguns inquestionáveis pontos de identificação ao nível da sociedade portuguesa:”Japan’s Economic Stagnation Is Creating a Nation of Lost Youths“. Por lá se afirma que que entre a geração de jovens, empregados precários e com poucas expectativas está a ocorrer uma forte perturbação da ordem social ao ponto de se afirmar que:

 ” (…) Japan is experiencing a “social recession” in marriage, births and even sex, all of which are declining.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *