Cartões de Crédito: roubo através da Identificação por Rádio Frequência a nova grande ameaça? (act. II)

Tem cartões de crédito ou de débito que usam tecnologia de leitura à distância por rádio frequência? Não sabemos até que ponto esta tecnologia é comum em Portugal (parece-nos muito similar a usada na Via Verde, ou nos sistema de alarme de produtos de alguns estabelecimentos comerciais, por exemplo), mas em países onde é comprovadamente frequente (como nos EUA) foi identificada recentemente uma nova forma de roubo.

Apresentamos em baixo um video (infelizmente apenas disponível em Inglês) que retrata como tudo funciona. De forma muito sucinta, a reportagem demonstra que é fácil e barato adquirir um aparelho que efectua a leitura via RFID (Radio-Frequency IDentification – acrónimo inglês para Identificação por Rádio Frequência) aparelho esse que, tal como qualquer terminal de leitura comercial ou de autoridades oficiais, consegue extrair toda a informação que cada cartão (de débito, crédito ou mesmo passaporte) emite. Uma vez na posse de tais dados, processa-los de forma criminosa é igualmente simples, basta imaginarem o que se pode fazer online com dados de um cartão de crédito (número, código de segurança, data de validade,…).

Para mais detalhes, nomeadamente par alguns comentários da indústria dos cartões de crédito, consulte o artigo completo do WREG.

3 comentários

  1. Felizmente percebemos mais de pagamento electrónico do que os americanos. Tanta coisa mal neste país mas somos lideres mundiais em sistemas de pagamento electrónico. E não é só isso o nosso sistema multibanco por exemplo, por umas estatísticas que saíram há uns anos tem metade das fraudes da Alemanha.

    Temos razões para acreditar que, nesta questão pelo menos, seremos um pouco mais competentes que a média.

    p.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *