Reembolsos de IRS em curso

Quem tem passado pela caixa de comentários deste artigo “Reembolso do IRS começa em Abril ou Maio de 2009?” (que conta já com mais de 2000 comentários) estaria já ao corrente de que os reembolsos do IRS se haviam iniciado, hoje chega a notícia à imprensa: “Reembolsos do IRS a dois terços dos contribuintes já em curso“.

Entretanto se não tem só rendimentos da categoria A não se esqueça de espreitar o calendário fiscal.

25 comentários

  1. Talvez eu possa ser considerado um “bota de elástico”, mas nesta nossa democracia, acho que também tenho o direito de ter minha postura, ainda que ao revés talvez de muita gente.
    Isto a propósito de um elevado número de vozes que estão sempre desagradadas com o curso de muitas das burocracias que subjazem das obrigações fiscais. Não quero com isto dizer, que por vezes também me não sinta incomodado com coisas que em meu entender não serão muito justas. Mas tento sempre colocar-me na pele de quem tem de gerir e atender à inúmeras situações, e acho que ninguém gosta de tomar decisões que vão desagradar a uns quanto, para poderem beneficiar, uns muitos mais quantos.
    No caso do IRS, que faço há já alguns anos pela NET, só tenho de me sentir contente, quer pela facilidade de fazer em casa, quer ainda pela brevidade dos reembolsos a que tenho tido direito.
    No entanto acho sempre muito bem, que quem tem problemas os apresente nos locais próprios e devidamente bem fundamentados, para que, quem tem de decidir, possa ajuizar de forma correcta e decidir também da melhor maneira.
    Todos não somos demais para ajudar a resolver os inúmeros problemas com que temos de nos confrontar..

  2. Aliás os comentários são tudo menos lisonjeadores, brincadeiras de mau gosto que retiram o caracter serio do blog.

  3. Tenho visto que os reembolsos já começaram e na televisão até disseram que estão a cumprir os prazos… Se assim é, não compreendo porque motivo a minha mãe ainda não recebeu o reembolso, se deu entrada nas Finanças a dia 22 de Março e até já sabe o montante mas… Dinheiro nem vê-lo…

  4. Sinto alguma frustração pela pobreza dos comentários inseridos. Será que quem comenta não tem assunto em que se suporte para replicar ou não, pois todos têm direito a poder exprimir os males de que se sente afectado. Acho no entanto que, uma fundamentação correcta e equilibrada são essenciais para que estes “posts” tenham sentido e validade É óbvio que uns estarão satisfeitos outros muito descontentes, mas isso é normalíssimo. Mas podem sempre em qualquer dos casos exprimir-se. Acho que minha postura não é do agrado de muitos. Entendo, mas depois de ter feito minha vida profissional na função pública a saber da enormidade de vicessitudes que tem de enfrentar quem por lá passa e tenha responsbilidades em áreas muito sensíveis, minha forma de analisar situações, tem de ser óbviamente um reflexo disso. Mas nem por isso deixo de entender o sentimento que assiste a tantos que se vêem injustiçados. E a esses eu incito a que se pronunciem com veemência e persistência

  5. boas

    alguem me podia dizer pk os meus documentos no site das finanças andam desaparecidos a mais de uma semana, visto que entreguei o irs no dia 17 de março.

  6. porque que é que eu meti meu irs atempo algum colegas meus já tivéram reembloço eu ainda não chegou e foi ao mesmo tempo deles sem mais assunto obrigado

  7. ola jose costa continue assim sempre a falar daquilo que sabe ou que pelo menos tem uma opiniao e isto que basta na nossa vida do dia a dia mais espero que o moderador deste site seja mais moderador do que represalio pois as pessoas mesmo quando erradas tem o direito de expressao nao comcordas?

  8. entrquei o meu irs no dia 2 de março nas finanças quem meteu pela nete ja receveu entao entao quem foi as finanças ainda nao recebeu porque?

  9. e eu que enviei a 21 de março e que ainda também não recebi nada?! liguei para a D.G.dos Impostos na semana passada e disseram-me que já havia uma nota de liquidação feita a 23 de Abril!!Mas o certo é que ainda não vi nada!!!!

  10. Alguma das pessoas que aqui aparecem com comentários,tem o seu IRS em situação de “reembolso emitido”? Só essa situação faz com que o reembolso seja recebido 8 dias após a data dessa situação! Se não, mesmo com o cálculo de imposto, está a aguardar alguma coisa! Aqueles que não têm ainda o IR calculado podem estar nalguma situação de fiscalização, através do chamado cruzameto de dados informáticos da DGI (antiga DGCI)! É que a máquina da Administração Fiscal neste momento filtra tudo! Depois aparecem as chamadas “análises de listagens” ou seja contribuintes chamados à RF da sua área fiscal, para serem confrontados com dados contraditórios ou outras situações anómalas! Simular o cálculo do imposto, não significa necessariamente reembolso imediato!
    Trabalhei na Administração Fiscal até Janeiro de 2006 (estou reformado) e sei como as coisas funcionam. Não os defendo, mas podem crer que conheço a máquina bastante bem!

  11. Olá Geraldo!
    Pois parece que por aqui passa muita gente que, como eu e talvez o Sr. não tenha comido o pão que o diabo amassou. E hoje, apesar de compreender que muitas coisas estão ainda não muito bem, lembramo-nos do que tudo era nos anos 50 do passado século. Aí minha opinião é a de que quem nunca passou por dificuldades, não está disposto a aceitar os mínimos obstáculos para entender que as coisas não acontecem por obra e graça do Divino Espírito santo. Eu fiz minha vida profissional na função pública, e ainda apanhei parte desta mudança evolutiva, e minha opinião é a de que as coisas até estão acontecendo muito bem, com os inconvenientes de vária ordem que surgem sempre a cada momento, mas muitas vezes por falta de colaboração de quem apenas acha que tudo tem de ser perfeito.
    Minhas saudações para si, e para quantos sabem ter a virtude da compreensão.

  12. Neste pais, quem tem dinheiro tem tudo, infelsmente. Tens dinheiro para ter net em casa, recebes o IRS rapido, não tens dinheiro para ter net, passas horas nas finanças, não tens o mesmo direito.

  13. Gostava de saber p quando é k está disponivel o reembolso do irs p o pessoal k passa recibos verdes visto k a minha declaração foi entregue no dia 23/04…
    ctos

  14. Paulo, você até tem razão, mas será que você acredita que em algum ponto do mundo é diferente?
    Infelizmente temos de aceitar o que o adágio popular diz “conforme o toque assim tem de ser a dança”. Não está bem, não senhor, que assim seja, mas a única forma de reagir que temos, é exactamente mostrando nossa revolta e reclamação junto dos serviços adequados e esperar que as coisas vão melhorando alguma coisa.
    Porém, deixe que lhe diga: Muita gente se queixa pela escassez de meios financeiros ou outros de que dispõe, e, na grande maioria dos casos, esses, que fizeram na vida para que assim se não encontrem? Aos que tudo fizeram, vai minha solidariedade, e formulo votos para que em suas vidas as coisas melhorem.

  15. Agora é preciso ter dinheiro para ter net… LOLOL

    José uga-ugueiro: lá por teres sido o 1º a pôr , nao quer dizer q recebas 1º.

    Começaram a ser tratados no fim do prazo, isto é dia 25.

    Tem calminha UGA UGA, eu vou pôr na 2ª feira e vou receber 1º q tu

  16. Este país ainda funciona à maneira dos índios, os primeiros a comer são os chefes, depois o feiticeiro e os guerreiros ficam pro final, pois são eles quem trabalham.
    País terceiro mundista onde o pobre continua sempre na lama e só se lembram deles em época de eleições.
    Não precisa ser rico pra ter net como li aqui em comentário, mas pra quê ter net sem ter pc? por acaso alguém tem ideia quanto custa um pc?
    será que 450 euros de vencimento mensal por 12 horas de trabalho diário dá pra comprar um pc?
    Estou vendo que ainda existe gente muito rica neste País que fala da boca pra fora o que não sabe e desconhece.

  17. Entreguei o IRS em Abril mas ainda não recebi o reembolso.
    Praticamente toda a gente que conheço já recebeu, na volta eu é que estou com azar

  18. Junior, não consigo postar no outro forum, contudo, a minha situação continua inalterada….continua “Declaração com reembolso”.

  19. Já recebi o IRS de 2010 agora mesmo. Acho que pelo menos neste aspecto o Governo está de parabéns. Basta lembrar aqueles anos anteriores que recebiamos em Agosto e vá lá,vá lá. Também mandei o IRS logo no dia 10 à meia e noite emeia!

  20. BOM DIA A TODOS GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM JA RECEBEU O REEMBOLSO DO IRS ATRAVEZ DE CHEQUE?

    o mueu is foi metido no dia 8-04-2011

Deixar uma resposta