Código contributivo da Segurança Social 2009 / 2010

[wp_ad_camp_1]Aceda aqui para conhecer na íntegra o novo “Código dos Regimes Contributivos do Sistema Previdencial de Segurança Social” publicado em Diário da República em 16 de Setembro pela Lei 110/2009.

Note que se confirmar o cenário aqui traçado em inícios de Setembro quanto às principais alterações a entrarem em vigor, na sua grande maioria, a 1 de Janeiro de 2010. Nomeadamente:

Este código tem impacto na base de incidência da Taxa Social Única (TSU) alargando a várias formas de remuneração a obrigação de desconto para segurança social, como sejam:

– Os planos complementares de reforma (entre os quais os PPR), seguros de vida e fundos de pensões que são atribuidos/suportados pela empresa;

– Despesas de representação, deslocações e estadas, ajudas de custo, abonos de viagem, abonos para falhas, despesas de transporte e pagamento de “km” (deslocações em viatura própria);

– O valor implícito na atribuição de viatura própria ao trabalhador por parte da empresa;

– Indemnizações por cessação do contrato de trabalho (quando o trabalhador tiver direito a Subsídio de desemprego);

– Participações nos lucros da empresas;

A partir de 2011 deverão registar-se reduções à TSU nos contratos de trabalho de longa duração e um incremento da taxa para contratos de trabalho a termo. Os recibos verdes serão também alvo de incidência de uma taxa reduzida de TSU: 3,5% sobre 70% o valor de cada recibo. Recorde-se que estas alterações estiveram previstas para 2010, mas foram adiadas em virtude da actual conjuntura económica e do ónus que colocam sobre o trabalho mais precário em plena situação de desemprego elevado.

4 comentários sobre “Código contributivo da Segurança Social 2009 / 2010

  1. É a 1ª vez que entrei neste site e gostei de vêr como está com a informação actualizada nas àreas fiscais e seg. social. A ligação ao facebook acho fantástico … desta forma sempre posso divulgar as últimas notícias que achar de interesse geral.
    Regina

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.