Eis uma das maiores argoladas recentes do Eurostat relativas a Portugal (revisto)

Recomendo a leitura da nota informativa que o INE acabou de divulgar: “Nota Informativa: Relatório da UE – Situação Social da União Europeia 2007”.

É claro que se esta informação tivesse tido a nível interno outro tipo de projecção mediática, no seu devido tempo, provavelmente os danos, também mediáticos, do sempre inevitável erro alheio associado a estes relatórios internacionais poderiam ter sido menores. Ou talvez não – a minha confiança na capacidade interpretativa e na memória da imprensa não é assim tão grande.

A este propósito recomendo a leitura da publicação: Indicadores Sociais – 2006, a mais recente disponibilizada pelo INE que não tendo precisamente o enfoque assente na medição da desigualdade da distribuição da riqueza/rendimento tem alguma informação sobre o tema onde se pode constar a discrepância quanto ao indicador S80/S20 face ao divulgado pelo Eurostat (consulte-se a página 103). Nesse relatório encontra-se informação extremamente útil para quem procura conhecer melhor a realidade social do país com informação mais recente (dados de 2006).

P.S: Já tínhamos dado conta desta informação na data da sua difusão em Janeiro de 2008. Os quadros estatísticos (Excel) da publicação são também divulgados gratuitamente aqui.

Deixar uma resposta