Eis uma das maiores argoladas recentes do Eurostat relativas a Portugal (revisto)

Recomendo a leitura da nota informativa que o INE acabou de divulgar: “Nota Informativa: Relatório da UE – Situação Social da União Europeia 2007”.

É claro que se esta informação tivesse tido a nível interno outro tipo de projecção mediática, no seu devido tempo, provavelmente os danos, também mediáticos, do sempre inevitável erro alheio associado a estes relatórios internacionais poderiam ter sido menores. Ou talvez não – a minha confiança na capacidade interpretativa e na memória da imprensa não é assim tão grande.

A este propósito recomendo a leitura da publicação: Indicadores Sociais – 2006, a mais recente disponibilizada pelo INE que não tendo precisamente o enfoque assente na medição da desigualdade da distribuição da riqueza/rendimento tem alguma informação sobre o tema onde se pode constar a discrepância quanto ao indicador S80/S20 face ao divulgado pelo Eurostat (consulte-se a página 103). Nesse relatório encontra-se informação extremamente útil para quem procura conhecer melhor a realidade social do país com informação mais recente (dados de 2006).

P.S: Já tínhamos dado conta desta informação na data da sua difusão em Janeiro de 2008. Os quadros estatísticos (Excel) da publicação são também divulgados gratuitamente aqui.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.