Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos (actualizado)

Pague o Imposto Automóvel no mês em que o seu carro faz anos. O (novo) Imposto Único de Circulação (IUC) que substituiu em Julho passado o Imposto Automóvel, passará a ser pago preferencialmente pela página de declarações electrónicas do Ministério das Finanças (sendo a única opção no caso de veículos detidos por empresas). O pagamento do imposto passará a ser devido na data de aniversário constante na matrícula do automóvel. Ou seja, não existirá um período de pagamento comum como até aqui. Adicionalmente, desaparecerá o selo que se afixava no veículo devendo o condutor juntar aos documentos cuja apresentação é exigível pelas autoridades, o comprovativo de pagamento do IUC.

Entretanto, a partir de 1 de Janeiro haverá nova alteração do peso relativo das componentes que formam o imposto reforçando-se o carater penalizador para os veículos mais poluentes. Sobre este assunto consulte: “Simulador do Imposto sobre Veículos 2008“.

ADENDA (15 de Fevereiro de 2008): Segundo notícia recente o prazo de pagamento dos veículos com matrícula de Janeiro foi alargado até 25 de Fevereiro.

Tagged under:

59 Comentários

  • João NevesResponder

    Exmo Srs.
    Vanho por este meio pedir ajuda, eu tanho em Volkswagen Golf de 02 2001 gostaria de saber o preço do imposto e como posso pagar pela net.
    Sem mais assunto e obrigado pela vossa atensão

  • Rui MCBResponder

    Se já estiver a pagamento deverá ver essa indicação quando entrar na sua conta pessoal na página das declarações electrónicas (veja a ligação que está no texto do artigo). Se ainda não tiver password de acesso às declarações electrónicas o pedido faz-se no mesmo sítio.

  • cesar rebeloResponder

    GOSTARIA QUE FACULTASEM-ME O ENDEREÇO DA PAGINA ONDE PODEREI ENCONTRAR TUDO QUE DIGA RESPEITO AO NOVO IMPOSTO SOBRE VAICULOS (ANTIGO SELO).

  • Pingback:Direito & Economia – Novas regras e prazos do Imposto Único de Circulação a partir de Janeiro de 2008

  • Rodrigo Batista ArcanjoResponder

    Boas noites… tenho um carro de julho de 2003 importado,
    o carro tem matricula do dia 3 de janeiro e é um smart de 799 cm cubicos e tem 90g/km de co2 qual o selo que irei pagar quando estiver registado no meu nome o carro ? agradecia resposta de alguem que me pode-se ajudar…

  • Rodrigo Batista ArcanjoResponder

    Boas noites… tenho um carro de julho de 2003 importado,
    o carro tem matricula do dia 3 de janeiro e é um smart de 799 cm cúbicos e tem 90g/km de co2 qual o selo que irei pagar quando estiver registado no meu nome o carro ? agradecia resposta de alguém que me pode-se ajudar… arcanjofz@gmail.com

  • Pingback:Comprou carro antes de 30 de Junho de 2006? - Economia & Finanças - Todo o economista é um leigo, todo o leigo é economia

  • Ricardo RodriguesResponder

    Boas…
    eu possuo um veiculo ligeiro comercial (2 lugares), costumo pagar o imposto de circulação e camionagem que me é enviado para casa todos os anos. O envio deste imposto ao propriatário mantem-se ou existe alguma alterarção neste caso?

  • francisco antonio do carmo diasResponder

    ola,tenho um veiculo a gasóleo de caixa aberta,gostaria de saber se tenho que comprar o selo nas finanças ou mandm para casa?

  • ARResponder

    >…tenho um carro de julho de 2003 importado,
    o carro tem matricula do dia 3 de janeiro…

    Neste caso (veículo importado) paga-se o imposto no mês de Janeiro (aniversário) ou no mês de Julho (matrícula)?

  • joao baptistaResponder

    Queria saber se tenho carros em meu nome

  • Rui Cerdeira BrancoResponder

    Se tem senha de acesso às declarações electrónicas das finanças (por outras palavras, se costuma entregar o IRS pela internet) pode consultar também essa informação depois de fazer o login.

  • Albino Rosa de JesusResponder

    Exmo Srs…
    Eu gostaria que me informassem como pagar o novo imposto automóvel.
    Até Junho recebia carta em casa para pagar (das finanças), tenho um automóvel ligeiro de mercadorias e um outro automóvel ligeiro de passageiros, ambos a Diesel.
    Obrigada pela atenção e gostaria que me explicassem, para o meu e-mail, a nova lei para fazer esse processo.

  • MiguelResponder

    exmos senhores, tenho um carro no site das finanças em meu nome, no entanto o carro foi vendido à 8 anos atrás, como proceder para anular o registo do veiculo?
    obrigado

  • Rui Cerdeira BrancoResponder

    Essa história passou-me um pouco ao lado, mas sei que tem de requerer a apreensão do veículo. Acho que tem de pedir a preensão sobre o veículo (na polícia? na ex-DGV?).

  • José António Figueira Henriques PinheiroResponder

    Pretendia pagar o IUC na página electrónica do Ministério das Finanças. A primeira vez que tento entrar, nem sequer consigo, pois logo a senha é recusada…Que senha se pretende? Onde está essa informação? Não é a mesma senha do IRS? A senha é uma combinação de letras maiúsculas com números?
    Tem 11 ou 12 caracteres? Onde estão as instruções?
    Serei só eu a ter tantas dificuldades e dúvidas?

  • Rui Cerdeira BrancoResponder

    José, a password de acesso é sempre a mesma seja para oIRS ou para o IUC. O acesso faz-se sempre pelo site de Declarações Electrónicas das Finanças. Consegue entrar por exemplo para consultar o seu IRS? Se sim é só ir à área do IUC para “netregar” o pagamento.

  • Davide MarquesResponder

    por falecimento do dono de um carro, e a situaçâo de partilhas ainda nao esta resovida como e que eide comprar o selo para o carro, será obrigatorio ir as finanças ou á maneira de o fazer através da net que seria mais facil.
    obrigado

  • Mário Jorge Coelho MartinsResponder

    O meu automóvel teve uma matrícula alemã com data de 06/06/1991 e em Portugal a data da matrícula é de 11/05/2000, gostava de saber em qual das datas devo pagar o imposto

    Mário Martins

  • NUNOResponder

    BOAS
    PRETENDO SABER COMO POSSO VER NO SITE DAS FINANCAS VISTO K JA LA ESTIVE E DIZ K NAO POSSO ACEDER OU HA OUTRA MANEIRA
    OUTRA QUESTAO PRETENDO SABER O NOME OU A MORADA DE UM CARRO HA ALGUM SITE NA NET K POSSA VER ISSO
    OBRIGADO

  • nunoResponder

    o site das financas nao me deixam entrar e nao sei porque

  • Rui CardosoResponder

    tenho 2 carros em meu nome e que estou a ózefruir,
    tive cunhecimento que tenho mais 2 carros em meu nome, provavelmente que eu tenha vindido e que o novo proprietario não tenha passado para seu mome, como devo pruceder? agradeço que me ajudem.

  • cristiano diasResponder

    boas tenho uma duvida e preciso de uma resposta. o selo do imposto automovel tem de ser comprado no dia da matricula do carro ou no mes da matricola? agradecia uma resposta. obrigado

  • MLSResponder

    Cristiano, é no mês de matrícula k s compra o selo

  • noemia almeidaResponder

    boa tarde gostava de saber se se paga alguma multa se comprar o selo do imposto automovel passados 1 ou 2 dias depois do prazo

  • joao marquesResponder

    boa tarde

    Adquiri agora uma viatura, mas o antigo dono apesar de ja ter pago o imposto nao tem o comprovativo. Posso pedir segunda via ou posso circular com a viatura sem o respetivo documento??

    O que devo fazer?

    Cumprimentos

    Joao marques

  • leni maria de oliveiraResponder

    otimas as perguntas gostaria de sabertenho alguma mkulta em minha abilitaçao ok!

  • Susana Maria Ferreira LimaResponder

    Boa noite.O meu carro teve matricula alemã em 23 de setembro e matricula portuguesa em 30 de novembro. Hoje foi adquirir o documento do imposto automovel e foi impossivel pois foi impossivel pois ainda falta mais de dois meses, mas foi me dito que a inspeção tem que ser feita este mês. Qual é o motivo da matricula alemã para a inspeçao e a matricula portuguesa para o imposto? A POLICIA ESTÁ DEVIDAMENTE INFORMADA DESTA SEPARAÇÃO DAS DATAS? Obrigada e fico a aguardar uma resposta vossa.

  • MONICAResponder

    OLA ESTAMOS FORA ,SÓ CHEGAMOS PARA OUTUBRO EO SELO DO CARRO É NO MES DE SETEMBRO PAGA SE MULTA? COMO É QUE PODEMOS RESOLVER?

  • FernandoResponder

    Boas,
    Pretendo saber se um veículo ligeiro comercial a diesel, que têm data de registo de Setembro de 1995, fica a aguardar pela carta de pagamento do IUC na respectiva morada do proprietário??
    Obrigado.

  • ISAResponder

    O IUC é tirado no mês da matricula do carro.
    Não se recebe nada em casa, tem que se ir com os documentos do carro ás finanças

  • cristina madeiraResponder

    Boa tarde.
    Em Junho 2008 adquiri um carro de Março do mesmo ano,mas só agora é que o stand me entregou o comprovativo do imposto único de circulação (o antigo selo)pedindo-me 102€ para o efeito. A minha dúvida é o seguinte: terei eu de pagar esta quantia, uma vez que o carro é de Março e eu só o comprei em Junho?
    Obrigada.

  • LuisResponder

    Boas, comprei um carro em Dezembro que não trazia comprovativo de pagamento do iuv, o carro é de Outubro. Caso o antigo proprietario não tenha pago o imposto como proceder? E se pagou como posso pedir um 2º comprovativo de pagamento?

  • miguel oliveiraResponder

    tenho um carro comprado em outubro de 2008, necessito do selo do imposto automovel ou sou insento o primeiro ano ?

  • joel vieiraResponder

    comprei carro em agosto 2008(volkswagen 1900tdi 2004).como estou ausente de portugal por motivos de trabalho,e nao utilizo o meu carro,nao comprei o selo automovel.soube por terceiros que a lei mudou,e que posso ser punido pela falta deste imposto em dia.gostaria de saber qual a penalidade a que estou sujeito,e como por a situaçao regularizada,via net se possivel.
    obrigado.

  • Antonio HilarioResponder

    Ao pretender liquidar o IUC duma viatura que possuo há 11 anos, devido em Janeiro, constato, depois de muitos telefonemas e contactos pessoais, que a matricula foi cancelada por “Falta de registo de Propriedade”, claramente erro do IMTT, pois tenho tudo em ordem. Já fiz a reclamação para o IMTT, mas o problema ainda não foi eliminado. Quando o problema for eliminado, vou ser penalizado quando pretender pagar o IUC?

  • bcpcrimeResponder

    A lei diz que o prazo para pagar o IUC termina no dia do registo do veículo…
    Terá de ir a uma Repartição de Finanças de sua área e assim de certo que regula a situação…
    Aqui terá toda a informação…
    Se estivesse em dia poderia regularizar pela “net”… (no site das finanças com a devida senha)

    Um Abraço…

  • Jorge MoreiraResponder

    No ano passado esqueci-me de pagar o IUC!
    Agora não aparece nada para pagar nas declarações electrõnicas…

    Que poderei fazer?
    Será muito grave?
    Como posso pagar o do ano passado?
    Quanto será a multa?

  • dulce jesus oliveira cruz pinheiroResponder

    Boa tarde
    o meu carro é de abril
    gostava de saber como posso comprar
    o selo pela net
    Sem outro assunto
    muito obrigada

  • Aldemiro Manuel Estreia PiresResponder

    Boa noite . Tenho um Carro de Fevereiro e outro de Junho.Gostaria de saber até quando posso comprar os selos respectivos e como fazer o pagam ento pela net. Sem outro assunto Muito obrigado Aldemiro Pires

  • Pedro FerreiraResponder

    Boas, tenho um veiculo de 06/2002 importado em 02-2009 e sabendo q

  • Pedro FerreiraResponder

    Boas, tenho um veiculo de 06/2002 importado para portugal em 02/2009 e gostaria de saber se tenho que pagar o IUC em que altura?
    Obrigado

  • jose helio mendonça mendesResponder

    estou cumprimentando:
    gostaria de ser mais esclarecido, sobre o selo do carro gasóleo,92-03-ZI,12-04,e que forma, entrar no site de finanças,
    obrigado
    jose helio

  • Gabriela GracaResponder

    Boas, adqueri um veiculo no dia 12 de Maio 2009,com a data da matricula de 31-03-2000 sabendo que o antigo proprietário e o stand não pagou o imposto de circulação, queria saber como poderei faze-lo sem pagar a multa dos 15.00€ e se poderei faze-lo com os papeis provisórios carimbados do stand. Poderei circular sem esse documento, sem ter problemas com a força de segurança

    Sem outro assunto, com os melhores cumprimentos…

    Gabriela Graça

  • sandra AlmeidaResponder

    Bom Dia.
    comprei carro novo em Abril de 2009 precisava de saber quando devo pagar o imposto de circulação. Se só no ano seguinte quando completar 1 ano ou antecipadamente.
    Sem outro assunto;os melhores comprimentos.
    Sandra Almeida

  • CarlaResponder

    devia ter paga o imposto automovel em fevereiro,mas nunca mais me lembrei,sera que irei pagar multa? o que fazer?

  • ana filipa soaresResponder

    olá boa tarde.
    há coisa de um ano comprei um rover(eu nao tenho carta de condução) foi apenas para o meu companheiro me poder levar e buscar ao trabalho.
    mas este numa desavença da nossa parte vendeu o carro a um rapaz de etnia cigana e eu ainde tive que passar a declaração de compra/ venda mesmo obrigada e o rapaz não me deixou ir com ele para passar o carro para o nome dele e garantiu-me que me trazia uma cópia qualker na altura.
    ao certo ele nunca mais apareceu lá em casa com a tal cópia e pelo que ouvi dizer esse teve um grande acidente e o carro acabou por ir para o ferro velho. como não era eu que tratava dos pagamentos e sim o meu companheiro eu nao sei se o tal rapaz chegou a passar o carro para o nome dele ou se deu baixa do carro. como devo fazer?
    é que estou preocupada com esta situaçao e tenho medo de vir a ter que pagar uma grande multa.
    agradeço a compreensão e aguardo uma rsp.

  • AnónimoResponder

    tenho um carro com 12 anos sera que ainda e preciso comprar o selo

  • MapariResponder

    Já não se chama selo, chama-se IUC e, sim, continua a ter de pagar.

  • tiagoResponder

    ola, comprei um automovel usado, e o documento do imposto unico de circulaçao diz: este documento só é valido quando acompanhado pelo comprovativo do pagamento… e nao nao vinha esse comprovativo, como posso saber se o imposto unico de circulaçao se encontra pago? é possi vel ver na net? aguardo resposta, cmpts

  • tiagoResponder

    ja tenho a respsta á pergunta que tinha feito anteriormente.
    para quem tenha o mesmo problema, aqui fica a resposta:
    fui ás finanças e la informaram que o imposto se encontrava pago.
    por isso o melhor é ir ás finanças, que la nos informam…
    e tambem me disseram que nem somos mesmo obrigados fazermonos de acompanhar do comprovativo de pagamento do imposto unico de circulaçao, pois a autoridade ja nem fiscaliza isso, pois se nao temos o imposto em dia as proprias finanças se encarregam de nos mandar a multa…

    cmpts

    • MapariResponder

      Obrigado pela info!

  • PosteResponder

    parabéns pelo site,

    parti-me rir a ler as questões postas

    continuem assim

    ….

  • Pingback:Tabela IUC 2011 – Imposto Único de Circulação 2011 (antigo selo automóvel) | Economia e Finanças

  • Augusto PalmaResponder

    Bom dia ao verificar hoje os documentos da minha carrinha, tenho duvidas, se é que paguei o imposto de 2010, porque não encontro o comprovante.
    Como hoje em dia os problemas a resolver são cada vez mais, atribuídos a cada um de nós, seres humanos, seria de toda a conveniência que: As Finanças introduzissem, no sistema um alarme que emitia, para cada contribuinte um e-mail alertando a data do pagamento do imposto a pagar, possivelmente até já introduzido no formato, o documento a pagar.
    Penso que não será difícil, e todos ficamos a ganhar, Finanças e contribuintes.
    Muito obrigada pela atenção
    APalma

  • MMLRPResponder

    Comprei um carro novo em 30 /11/ 2007 e como pensei que estava isento ao pagamento do IUC de 2007 só comecei a pagar em 2008,2009, 2010.

    Hoje recebi das Finanças um documento exigindo o pagamento de 100 euros relativo ao IUC de 2007.
    Devo pagar?
    Desde ja o meo obrigado

  • Ernesto SitefaneResponder

    Tenho um automóvel com a matrícula de Janeiro de 2011. Só tenho que pagar o Imposto Único de Circulação em Janeiro de 2012, não é verdade?

  • Ana TeixeiraResponder

    Boa tarde

    O meu veiculo tem a matricula do mês de novembro, visto ter tido um acidente agora no presente mês no qual o meu veiculo ficou como perda total e posteriormente irei dar baixa da matricula, pergunto se tenho que comprar o IUC de 2012?

    Agradeço a vossa resposta.

    Obrigada

    Ana Teixeira

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.