Especulação ao rubro na bolsa lusa

  • Martifer a superar os 50% de valorização depois do Millenium ter dado um empurrãozinho no dia anterior com a sua "previsão": "Martifer inicia negociação nos 12 euros".
  • REN sub-avaliada em 50% segundo o BES quando decorre o período de subscrição do seu IPO. Basicamente o BES vem dizer que o Estado simplesmente ofereceu a REN ao desbarato ao mercado: "BES atribui à REN potencial de valorização superior a 50%". Será?

Seguramente são tempos de lucros inacreditáveis para a banca, correctores e para Euronext por via das comissões cobradas por cada ordem de negócio. Comissões que nos IPO, devido ao rateio, acabam por pesar muitos por cento no valor das acções e que se multiplicam por dezenas de milhares de investidores (63 mil na Martifer, por exemplo). 

Grandes negócios para quem mexe os cordelinhos. Quanto ao resto da malta… cuidado, muito cuidado. Não se esqueça, manter o investimento bolsista abaixo dos 25% da carteira de investimentos nunca fez mal a ninguém e os tempos já propiciam perdas significativa se tomar as opções erradas ou se for apanhado na contra corrente destas estranhas avaliações e considerandos estrategicamente divulgados.

2 comentários

  1. ‘Quem te avisa, teu amigo é’…

    (ou há que meter alguma ‘água na fervura’)

    (ou ainda, ‘cautelas e caldos de galinha…’).

    Concordo com o que dizes: estas operações são excelentes para os profissionais. Para os ‘amadores’ podem comportar riscos relevantes…

  2. Do pouco que conheço do mercado e que venho investigando também fico com essa certeza: estes são tempos de ouro para os profissionais. Havendo previsibilidade, quem tem os recursos pura e simplesmente faz fortuna e é o que tem acontecido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *