Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS)

Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social

Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social (FEFSS): sabia que o FEFSS ganhou em 2006 o prémio de melhor fundo de pensões português atribuído pela revista britânica Investments & Pensions?

Esta revista acompanha o sector dos fundos de pensões em vários países e para 2006 elegeu o fundo público como a referência nacional. No mínimo, um dado interessante a favor da opção pública na eterna discussão sobre a supremacia da gestão privada face à gestão pública. Tal supremacia prática está longe de decorrer automaticamente da simples aplicação da teoria económica mais liberal. Isto num país, recorde-se, onde várias instituições bancárias que gerem fundos de pensões de clientes, tentaram entregar ao Estado os direitos e deveres de gestão dos avultados fundos de pensões dos seus funcionários.

Para mais informação sobre o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social recomendamos uma visita ao Portal da Segurança Social onde poderá encontrar, por exemplo, os relatório e contas do FEFSS permitindo-lhe assim acompanhar o desempenho do fundo.

O FEFSS foi criado em 1989 tendo à data sob gestão o correspondente a € 239 milhões. Só a partir de 1997 começou a receber dotações mais elevadas que, no entanto, oscilaram significativamente ao longo dos anos, quer por via da evolução da conjuntura económica, quer por via das alterações à lei, quer por consequência de diferentes opções políticas dos vários governos. Em 2014, o FEFSS tinha em carteira sob sua gestão cerca de €13 500 milhões.

Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social

Clique para aceder à pagina da Segurança Social

Tagged under:

2 Comentários

  • Rui Cerdeira BrancoResponder

    Nem tanto ao mar… Cá estaremos para fazer a comparação. Se fizerem a síntese entre o melhor dos dois mundos…

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.