blank

Calendário 2025 em Excel com Feriados – Portugal

Preparámos o calendário 2025 em Excel com feriados para Portugal. Descarregue, imprima ou visualize aqui o Calendário em excel, relativo a Portugal. Em 2025, voltamos aos anos comuns, com 365 dias e teremos um ano generoso em termos de feriados disponíveis para gozo de descanso bem como em relação a pontes e fins de semana prolongados.

De facto, desaparece o dia extra mas aumenta o número de feriados em dias úteis, de nove para 10 aos quais ainda se pode juntar mais um referente aos feriados municipais, caso, por exemplo, o concelho tenha por patrono o Santo António ou o São João. Quem celebra o São Pedro terá a festa a realizar-se no fim de semana, pelo segundo ano consecutivo. Caprichos do calendário.

Face ao calendário de 2024 há menos tempo para trabalhar, de um modo geral: menos um dia útil, mais um dia de feriado garantido durante a semana.  Mais em baixo detalhamos a análise dos feriados e pontes para o ano de 2025.

Se pretender descarregar o ficheiro poderá fazê-lo clicando em cima da frase seguinte (ficheiro em excel): Calendário para 2025 em Portugal (excel)

 

 

Calendário 2025 em Excel com Feriados

Eis o calendário de 2025 em imagem para possível impressão.

Calendário 2025 em Excel com Feriados
Clique para aumentar

 

Feriados e Pontes em 2025

O ano de 2025 estará no grupo dos anos mais generosos em termos de feriados convertidos em descanso. Serão 10 dos 13 feriados nacionais.

Analisando com mais detalhe os feriados e pontes possíveis em 2025 destacamos o seguinte:

  • cinco fins de semana de três dias garantidos à conta dos feriados que se celebram à segunda ou à sexta feira. Podem passar a seis para quem celebrar o Santo António.
  • Há três feriados a uma quinta- feira e um a uma terça-feira, ou seja, há quatro oportunidades de ponte. Podem passar a cinco para quem celebrar o São João.
  • Em suma, há cinco a seis fins de semana prolongados e quatro a cinco pontos possíveis durante o ano de 2025. Mais um fim de semana e uma ponte do que em 2024.
  • Convém sublinhar que há concelhos onde o feriado municipal não é nenhum dos santos populares e nessa caso haverá situações diversas a considerar e que não abordamos neste artigo.
  • Com o regresso dos dois feriados do início de dezembro aos dias úteis, a segunda metade do ano, passa dos três feriados em 2024 para os quatro em 2025 ( “perde-se” o 1º de novembro). Ainda assim, a maioria dos feriados efetivamente convertido em descanso concentra-se nos primeiros seis meses do ano: serão seis, sem contar com os feriados municipais.

Se detetar algum problema ou tiver alguma sugestão para melhorar o calendário não hesite em contactar-nos ou em deixar um comentário.
Esperamos que seja útil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *