De acordo com os dados do Portal da Queixa, no primeiro semestre de 2024 registaram-se 3 mil queixas relacionadas com burlas e fraudes nas compras online em Portugal, mais 11% do que as verificadas no período homólogo de 2023.
No total, estas burlas acabaram por resultar em prejuízos financeiros na ordem dos 500 mil euros, dinheiro a mais para quem apenas pensou em adquirir um produto ou serviço de forma mais cómoda e rápida.
Se não quer fazer parte dos infelizes contemplados com uma burla online no decurso das suas compras online, vá buscar um papel e uma caneta, objetos à prova de pirataria digital, e tome nota destas cinco dicas de segurança que temos para lhe dar a conhecer.
5 dicas que lhe vão garantir compras online em total segurança
Se vai fazer compras online:
1 – Utilize sempre ligações de Internet seguras
Para que não corra o risco de lhe roubarem dados pessoais, nunca utilize redes públicas de wi-fi, uma vez que estas são não são encriptadas e logo mais fáceis de piratear.
Além disso, nunca faça compras online a partir de um dispositivo de outra pessoa, mesmo que seja alguém em quem confie, já que não sabe quais as precauções de segurança que ela adota no seu PC, tablet ou smartphone.
2 – Assegure-se de que o seu dispositivo está protegido
De nada lhe vai valer utilizar o seu PC ou smartphone para realizar compras online se não os proteger com um antivírus atualizado e garantir que tem sempre a firewall ativada.
3 – Cuidado com o cadeado de segurança
Ao contrário do que muitos defendem, o facto de um website apresentar um símbolo de cadeado na barra de endereço e um “S” no final de “http”, isso não serve de atestado de segurança ou garante que o site é fiável, já que, hoje em dia, é extremamente simples obter um certificado TLS válido.
Procure, também, não aceder a sites a partir de links, verifique as Políticas de Privacidade do Site e procure por críticas de consumidores em relação à sua experiência de compra antes de efetuar qualquer compra online.
4 – Leia, atentamente, os termos da venda e as informações da loja online
Por lei, todas as lojas online são obrigadas a fornecerem informações completas e detalhadas sobre a sua denominação social, endereço geográfico, endereço eletrónico, registo comercial e NIF (Número de Identificação Fiscal.
Procure, ainda, ler atentamente os termos de venda, documento obrigatório (Lei dos Saldos, Promoções e Liquidações) que inclui as condições de devolução do produto e reembolso, prazos e custos de entrega e o valor real dos produtos em saldo ou em promoção.
Por último, se se deparar com um produto ou serviço que esteja a ser vendido a um preço muito abaixo do valor médio do mercado, aconselhamos a que não compre, pois pode tratar-se de uma fraude.
5 – Atenção ao meio de pagamento escolhido
Da mesma forma que coloca um alarme em casa e fecha à porta da frente à noite para não correr o risco de ser roubado, quando navega e, sobretudo, quando se prepara para efetuar o pagamento de uma compra online com um cartão ou através do seu banco digital, nunca forneça informações confidenciais que não aquelas que são absolutamente necessárias à conclusão da transação.
Neste ponto, é importante sublinhar que passou a ser obrigatório que o emissor do seu cartão lhe peça sempre a dupla autenticação na altura de fazer um pagamento online.
Na prática, a dupla autenticação passa por fornecer dois ou mais elementos das categorias de “conhecimento” (password), de “posse” (código enviado por SMS para o telemóvel, provando, desta forma, a posse do dispositivo), e de “inerência” (impressão digital, por exemplo) aquando da realização da transação online.
Terminamos com uma chamada de atenção para quem costuma utilizar o Paypal ou o MB Net para pagar compras online: não tem a necessidade de fornecer dados do seu cartão à loja online, se ela lhos pedir, aconselhamos a que aborte a compra.