Passei um recebi eletrónico tenho de entregar o Anexo SS?

Valor do IAS 2021

O valor do IAS 2021 será idêntico ao estabelecido para o ano de 2020. Recorde-se que o valor da taxa de inflação em 2020 fechou o ano em 0,0% como publicitámos no artigo sobre a taxa de inflação final de 2020.

 

Valor do IAS 2021

Face à estagnação dos preços, o governo decidiu não atualizar o valor do IAS para 2021 mantendo-o nos €438,81 igual, portanto, ao IAS 2020.

Destaque-se que, em 2020, o IAS havia sido atualizado em €3,05, um aumento de 0,7%.

O valor do IAS ou Indexante dos Apoios Sociais é usado como referência para os limiares de muitos escalões associados a vários benefícios fiscais bem como a muitas medidas de proteção social.

É assim uma peça chave para inúmeras transferências sociais e tem impacto significativo nos compromissos do Estado e na definição dos critérios de elegibilidade para, por exemplo, abonos de família, rendimentos social de inserção (RSI), subsídio de desemprego, determinação de pensões elegíveis para aumentos, IRS Jovem e muitas outras medidas associadas a políticas orçamentais e sociais.

 

Qual será o IAS em 2022?

À data em que escrevemos este artigos, as previsões para a taxa de inflação em 2021, relativas a Portugal, apontam para que esta feche o ano algures entre os 0,3% e os 0,9%.

Dito isto, a haver atualização anual do valor do IAS 2022, esta deverá ser modesta, tipicamente apenas o suficiente para que não haja perda de poder de compra ou alteração da posição relativa entre as pessoas cujo rendimento é influenciado pela relação entre o que auferem e a evolução do IAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *