Nunca houve tanto dinheiro em Depósitos a Prazo em Portugal – Janeiro de 2021

É um facto: nunca houve tanto dinheiro em Depósitos a Prazo em Portugal – Janeiro de 2021. Também é verdade que já há alguns meses que podíamos ter feito um artigo com este título dado que, sucessivamente, têm-se vindo a bater novos recordes.

 

Depósitos a Prazo em Portugal – Janeiro de 2021

Segundo os dados relativos a janeiro de 2021 divulgados pelo Banco de Portugal, os depósitos de particulares nos bancos residentes no nosso país atingiram totalizaram 162,8 mil milhões de euros.

O valor parece elevado, mas como compará-lo com outras grandezas económicas? Só para se ter uma ideia, a economia portuguesa produziu riqueza correspondentes a cerca de €204 mil milhões (a preços correntes) no ano terminado no final do terceiro trimestre de 2020. Ou seja, os depósitos agora colocados nos bancos correspondem a cerca de 80% de toda a riqueza produzida no país ao longo de um ano.

Outra comparação possível e muito em voga poderá ser com o valor aproximado que investimento na TAP que será feito ao longos dos próximos anos, qualquer coisa a rondar €4 mil milhões. Os depósitos corresponderiam a um pouco mais de 40 operações de investimento na transporadora aérea.

Além do valor em si é também singificativo destacar o ritmo de crescimento face ao ano anterior, uma taxa que em janeiro se fixou nos +7,8%, em linha que o que tem sucedido na média da Zona Euro.

Fonte: Banco de Portugal

 

Onde depositar?

Para quem tem depósitos ou está interessado em depositar novos montantes, talvez seja útil recorrer a uma análise comparativa entre a oferta disponível em Portugal.

Na página de Depósitos a Prazo disponibilizamos um ficheiro excel com alguns dados como a taxa de juro aplicável, os montantes mínimos e máximos, a instituição financeira, a ligação apra a ficha de informação normalizada, entre outros dados para os cerca de 20 bancos a operar em Portugal.

Bons negócios.

Deixar uma resposta