Simulador de portagens – Portugal

O melhor calculador de portagens em Portugal é o calculador de portagens gerido e mantido pela Infraestruturas de Portugal (IP), a empresas pública que resultou da fusão da Estradas de Portugal com a REFER que geria a infraestrutura ferroviária.

 

Simulador de portagens (Continente)

Os valor das portagens em Portugal não tem sofrido alterações significativas por via da inflação até porque esta tem registado valores muito moderados ao longo da última década e meia, contudo, tem havido alguma revisões por esse via bm como algumas revisões, tipicamente descontos decididos em sede de Orçamento do Estado. Na realidade, têm ocorrido reduções dos valores a pagar, algumas das quais condicionadas ao uso frequente e/ou à residência dos utilizadores.

No sentido de facilitar a estimativa de custos de uso das portagens recomendamos assim a consulta regular do simulador da IP disponível em http://www.estradas.pt/index

Note que este simulador, além de determinar o custo, informa também sobre o percurso a percorrer o que facilita no cálculo do custo global ficando a cargo do utilizador apurar o custo por quilómetro em termos de combustível ou fonte de energia para estimar o custo total (exceto desgaste do veículo).

Este sítio informa também sobre o boletim de trânsito com indicação de problemas nas vias, obras em curso, estrangulamentos de trânsito e de outras ocorrências relevantes. Oferece ainda alguns conselhos sobre como conduzir no inverno.

Destacamos também que está disponível neste sítio um conjunto de informação via respostas a perguntas frequentes sobre temas importantes como os métodos de pagamento, o uso de DEM – Dispositivo Eléstrónico de Matrícula, DT – Dispositivo Temporário, sobre o Easy Toll, descontos para véiculos de transporte de mercadorias, sobre veículos com matrículas estrangeiras, entre muitos outros.

Está ainda disponível uma área de sugestões e reclamações e um chat de conversação.

Simulador de Portagens - Portugal
Clique para aceder

Estar informado, neste caso, pode evitar muitos aborrecimentos e custos desnecessários.

Além dos simulador georeferenciado, é ainda possível em “Locais e Taxas de Portagem” consultar os mapas regionais com os lanços e os custos por lanço de cada estrada portajada. Deixamos aqui o exemplo da A23 que liga a A1 à A25 e atravessa toda a Beira Interior.

Deixar uma resposta