COVID-19: Novo sítio para apoiar escolas no ensino à distância

O Ministério da Educação indicou publicamente que já está disponível um novo sítio para apoiar escolas no ensino à distância.

O sítio é o https://apoioescolas.dge.mec.pt/ e congrega um conjunto de recursos educativos, ajustados aos váriso níveis de ensino, que deverão auxiliar as escolas e os professores a promoverem com sucesso o ensino à distância.

Segundo o ministério este novo sítio “reúne um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância, entre várias outras ferramentas e informações“.

O conteúdo pedagógico é da responsabilidade da Direção-Geral da Educação (DGE), em colaboração com a Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP).

O objetivo do sítio é o de disponibilizar às escolas, docentes e alunos, “um conjunto de recursos para apoiar as escolas na utilização de metodologias de ensino a distância que lhes permitam dar continuidade aos processos de ensino e aprendizagem.

Este apoio deverá permitir a todas as crianças e jovens:
     – manter contacto regular com os seus professores e colegas;
     – consolidar as aprendizagens já adquiridas;
     – desenvolver novas aprendizagens.”

Para oas alunos que não disponham em casa de internet e computador o governo desafia as associações e autarquias locais a encontrarem alterativas que possam colmatar essas lacunas, sem comprometer os objetivos de distanciamento social.

“Um contacto estabelecido através de organizações e associações locais ou da Junta de Freguesia poderá assegurar que estes alunos também recebem materiais e tarefas para fazer.”

O compromisso do ministério é o de ir enriquecendo o referido sítio com mais conteúdos ao longo do tempo, mantendo o contacto com os docentes num email dedicado que pode ser encontrado na página inicial do síto, no texto de apresentação.

Os vários conteúdos podem ser encontrados no menu horizontal junto ao topo de sítio que aqui reproduzimos.

Bom trabalho e boas aulas!

Não deixe de ler os nossos restantes artigos sobre o COVID-19.

Novo sítio para apoiar escolas no ensino à distância
Clique na imagem para aceder.

 

Deixar uma resposta