Vacina do Sarampo

Como saber se tem a vacina do sarampo em dia?

A Direção Geral de Saúde preparou um vídeo de dois minutos (que reproduzimos no final deste artigo) onde dá alguns conselhos fundamentais sobre o sarampo e a necessidade de vacinação, alertando também para quem está em risco e sobre como saber se tem a vacina do sarampo em dia.

A principal forma de combate ao sarampo é a prevenção e esta faz-se cumprindo escrupulosamente o programa de vacinação que, no momento atual, passa por duas tomas de vacina VASPR (Sarampo, Papeira e Rubéola), uma aos 12 meses e outra aos 5 anos.

Há no entanto adultos que podem não ter imunidade, em especial os que nunca tendo tido sarampo enquanto crianças e nasceram após 1970 e que não tenha feito a totalidade das vacinas.

Vacina do Sarampo
Vacina do Sarampo

Na década de 1970 terá havido períodos em que o sarampo não foi incluído na vacinação e outras (em especial na segunda metade da década) em que só terá sido dada meia dose da vacina podendo não ter havido a segunda toma (outra meia dose). Em todo o caso, será o seu médico ou enfermeiro que confirmarão a necessidade de efetuar nova toma de vacina.

Consultando o boletim de vacinas pessoal será possível verificar se foi ou não tomada uma dose completa da vacina – ainda que em duas tomas de meia dose. Se for evidente que não houve toma de uma dose é muito provável que não esteja protegido contra o sarampo, sendo necessário completar a vacinação.

blank

Quem teve sarampo está já imunizado.

Se tiver médico de família, recomenda-se que contacte o centro de saúde para agendar a marcação da vacina. Em alternativa, tenha ou não médico de família atribuído pode usar o número do centro de contacto do serviço nacional de saúde: 808 24 24 24.

Através desse número ser-lhe-ão dadas todas as indicações para agilizar o processo de verificação e toma da vacinação do sarampo.

Ter a vacina do sarampo em dia é crucial perante uma doença altamente contagiosa, perigosa e que tem vindo a ressurgir muito à conta de quem não tem cumprido os planos de vacinação.

Para esclarecer mais dúvidas viste a página com Perguntas e Respostas sobre o Sarampo da DGS (aqui).

Deixar uma resposta