Taxa de Inflação de 2016 Oficial: 0,6%

Tal como havíamos avançado como previsão em outubro de 2016 no artigo “Inflação desacelera e deverá fechar 2016 nos 0,6%“, o ano terminou com os seguintes dados finais para a taxa de inflação de 2016 Oficial: 0,6%.

 

Taxa de Inflação de 2016 Oficial: 0,6%

O INE recorda que este valor de 0,6% representa uma muito ligeira aceleração da subida dos preços no consumidor face a 2015, ano em que a taxa de inflação se quedou pelos 0,5%.

Se excluirmos as classes de despesa mais voláteis (combustíveis e produtos alimentares não transformados) a taxa de inflação subjacente foi ligeiramente superior ao valor do cabaz de compras completo: +0,7% (igual ao valor de 2015).

Considerando o Índice Harmonizado de Preços no Consumidor (IHPC) português – que é um índice ligeiramente modificado face à taxa de inflação e que é utilizado para uma melhor comparação internacional – a evolução dos preços foi muito similar à da inflação tradicional: variação média anual de 0,6% em 2016 (0,5% no ano anterior).

O INE indica ainda que o último mês de 2016 trouxe uma aceleração da variação dos preços face a igual mês do ano anterior (+0,9%) o que representa um aumento em relação a novembro de 3 décimas.

Segundo o INE a “aceleração do IPC foi determinada sobretudo pelo comportamento dos preços do subgrupo dos Combustíveis e lubrificantes para equipamento para transporte pessoal. Excluindo do IPC a energia e os bens alimentares não transformados, a variação homóloga foi 0,5% (0,4% no mês anterior).”

 

O que esperar para 2017?

O prognóstico que parece ser mais razoável neste início de ano é o de que poderá ocorrer um aumento do contributo dos bens energéticos para a subida dos preços no consumidor e, se se confirmar aquilo que parece ser um crescimento económico um pouco mais robusto na Europa, um aumento da inflação subjacente. Contudo, 2017 é um ano de forte incerteza política a nível mundial. O trabalho do preditor de indicadores económicos dificilmente terá sido mais complexo do que nos tempos que correm.

Ainda assim, as melhores previsões para a taxa de inflação em 2017 apontam, neste momento, para uma aceleração do crescimento dos preços:

  • Comissão Europeia: 1,2% (previsão de novembro de 2016);
  • Governo: 1,5% (previsão de outubro de 2016)
  • Banco de Portugal: 1,4% (previsão de dezembro de 2016).

Continuaremos a acompanhar o tema ao longo do ano.

 

Deixar uma resposta