Quanto recebe um presidente de junta de freguesia?

Consultando o Portal Autárquico encontrámos alguma informação que permite responder à pergunta “Quanto recebe um presidente de junta de freguesia?” E a resposta é complexa, acreditem, pois o vencimento pode existir ou não e tem valores muito diversificados, estando dependente de fatores como o número de eleitores da respetiva unta de freguesia ou do regime de dedicação em exclusividade ou não, a tempo inteiro ou a tempo parcial.

 

Quanto recebe um presidente de junta de freguesia

Salário Integral:

Das 3091 freguesia existentes em Portugal no ano de 2017 apenas em 224 existem presidentes de junta a tempo inteiro que têm direito a remuneração integral. Note-se que estes são presidentes em juntas com mais de 10 mil eleitores ou, em alternativa, tendo mais de 7 mil eleitores, tenham uma área de pelo menos 100 km2.

Estes 224 presidnetes de junta têm assim direito a:

i) Remuneração deduzida da compensação mensal para encargos;

ii) Despesas de representação (12 vezes por ano);

iii) Dois subsídios extraordinários anuais de montante igual à remuneração (equivalente a subsídio de férias e de natal);

iv) Segurança Social e

v) Subsídio de Refeição (igual ao da Função Pública).

 

Metade do Salário Mensal:

Em 2017 havia ainda mais 188 presidentes de junta de freguesia com remuneração mensal mas, neste caso, apenas correspondente ao regime de meio termo, aplicável a freguesias com entre 5 mil e 10 mil eleitores ou, em alternativa, com mais de 3,5 mil eleitores e áreas de pelo menos 50 km2.

Neste caso recebem apenas metade de:

i) Remuneração deduzida da compensação mensal para encargos;

ii) Dois subsídios extraordinários anuais de montante igual à remuneração (equivalente a subsídio de férias e de natal);

 

Entre remuneração completa ou meio salário, havia assim 412 presidentes de junta de freguesia com vencimento mensal de entre os 3091 presidentes de junta existentes no país.

 

Sem Salário Mensal:

E quanto ou o que recebem os restantes? E qual é efetivamente o valor da remuneração nos casos anteriores?

No Portal Autárquico é apresentada uma tabela que esclarece essas dúvidas e que aqui reproduzimos em baixo. Poderá constatar que nas freguesias mais pequenas as remuneração é simbólica (entre €274,77 e € 366,36), valor ainda mais simbólico para tesoureiros, secretários e membros da assembleia municipal, podendo ainda haver lugar a senhas de presença (ou não).

 

Recorde-se que todos estes valores são brutos, incidindo sobre eles IRS e contribuições para a Segurança Social ou Caixa Geral de Aposentações.

 

Quanto recebe um presidente de junta de freguesia
Quanto recebe um presidente de junta de freguesia

 

11 thoughts on “Quanto recebe um presidente de junta de freguesia?

  1. Após a leitura da tabela estipulada para os Presidentes de Junta, não achei muito elevada, mas sempre é melhor que desempregado os com salário mínimo. o que me leva a pensar que as lutas e muitas vezes os insultos indirectos , para conseguir os votos , serão mais motivados pelas benesses do que pelo ordenado, porque como temos oportunidade de ver, eles lutam por esses lugares com unhas e dentes, chegando aos palavrões entre si, logo algo me diz que dali vem mais do que determina a Lei dos seus vencimentos. mas até ficaria satisfeito se alguém me desse melhores esclarecimentos, mas com bases concretas, porque de balelas está este pais cheio . Manuel Freitas

  2. Se não sabes os eleitos da CDU (todos) não recebem mais pelo desempenho dos seus cargos, a nao ser o seu vencimento (que tinham do seu trabalho) antes de serem eleitos, bem como os membros das mesas de voto, entregam o que recebem aos fundos “CDU”. Ninguem vai para lá para usufruir benesses.

  3. sem esquecer da as isenções de IVA na festa da unidade CDU…..do IMI das fortunas dos prédios enfim todos sérios!!!!

  4. A preocupação desta gente é a CDU mas até hoje ainda não houve casos de corrupção em Câmaras CDU.

  5. Mas o que é que será que leva todos os partidos a quererem governar Câmaras e Juntas de Freguesia? Mistério!

  6. Ó Ana Gonçalves, atirar areia para os olhos do povo é muito mau!
    Assim de repente lembro-me da Jacinta Ricardo da CDU, autarca no Montijo que foi condenada a 15 meses de pena de prisão suspensa e ao pagamento de uma indemnização cível de 25 mil euros pelo crime de peculato de uso.

  7. Ana Gonçalves, o Judas era da CDU e foi acusado
    são todos faronha do mesmo saco

  8. O presidente da camara de Evora foi (está ainda?) preso por corrupção, Era CDU.

  9. Se ganham assim tão pouco o porquê de se esfarraparem para voltarem a serem presidentes ?

Deixar uma resposta