Mudança da Hora Verão 2017

Cinco meses depois da última mudança de hora, chega a mudança da hora para o verão de 2017. Assim, no domingo, dia 26 de Março, à uma hora da manhã deveremos adiantar os relógios 60 minutos até às 2 horas da manhã.

Sete meses depois deveremos proceder de forma inversa mudando para a hora de inverno de 2017. Ou seja, a 29 de outubro, quando os relógios marcarem duas da manhã, deverão ser atrasados 60 minutos até à uma da manhã.

Para já, com a mudança da hora de verão em 2017, perde-se uma hora de sono e ganha-se maior tempo de exposição ao sol durante o horário mais comum de trabalho.

Note-se que as indicações acima dadas se aplicam ao território de Portugal continental e região autónoma da Madeira. Na região autónoma do Açores as alterações ocorrem uma hora antes em termos do que marca o relógio, de modo a garantir que todo o território nacional procede à mudança da hora em simultâneo. Esta diferença deve-se ao facto de haver um diferente fuso horário na região autonóma dos Açores – que difere em precisamente 60 minutos do resto do país, em função da sua localização mais ocidental no globo, em relação ao meridiano de Greenwich.

Enquanto escrevemos este artigos ainda é inverno mas já apetece desejar um bom verão!

 

9 comentários

  1. ” à huma hora da manhã”??
    Até nesta caixa de comentário foi detectado o erro de escrita. Um pouco mais de atenção por favor.

  2. Amigo palavra de honra, se escreveram “….à huma hora da manhã “, é porque é “…à huma “.

    Não estou de acordo e não é correcto estar a corrigir um escriba que é um pobre de espírito e analfabeto

    funcional.

    Presumo que se deve ao Acordo Ortográfico em que os estudantes estão obrigados e ninguém esclarece se

    já entrou em vigor.

    Por solidariedade com o escriba e por caridade cristã vou mudar “….à hora à huma …”.

    Valha me Deus !

    1. Pelo contrário, inspirámo-nos no movimento contrário ao Acordo Ortográfico e tentámos recuperar a escrita do início do séculos XX e anterior. Entusiasmámo-nos com o uso do agá. Archaico, phrase, rhetorica, theatro, pharmácia, machina são palavras que só não surgem no texto por falta de nexo. Nós por cá somos contra o acordo ortográfico atual, contra o de 1945, contra o de 1911. Contra tudo e contra todos! A lingua deve ser preservada a todo o custo. A verdade é que ninguém sabe escrever português corretamente!
      Qualquer dia escrevemos Ómem, Óspital e Elicóptero porque alguém diz que o agá não está lá a fazer nada. Quem é que no seu perfeito juízo pode escrever assim (exceto os italianos, pais do latim, claro)? Dito isto, porque não escrever “huma”?

      (As nossas desculpas pelos vários lapsos ortográficos contidos na primeira versão deste texto. O autor foi sumariamente despedido! Obrigado e bom humor para todos).

Deixar uma resposta