Entradas gratuitas nos museus alargadas a todos os domingos e feriados

Com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2017 registou-se uma alteração na política de acesso gratuito aos museus e monumentos nacionais. Em concreto regressa-se a uma prática que já tinha existido no passado em que o acesso aos museus e monumentos nacionais é gratuita para todas as pessoas em todos os domingos e feriados no período da manhã (entradas até às 14 horas).

Entre 2011 e 2016 este procedimento que agora é retomado foi interrompido e limitado ao primeiro domingo de cada mês, tendo na altura sido invocadas os constrangimentos orçamentais do país para justificar a redução do período de gratuitidade.

Note-se que com a entrada em vigor da gratuitidade aos domingos e feriados no período da manhã será também estabelecido um mecanismo de compensação aos museus e monumentos nacionais que garanta receitas correspondentes às entradas registadas. Para o efeito serão utilizadas verbas do Fundo de Fomento Cultural.

ADENDA: A entrada gratuita afinal ainda não está em vigor. Tal deverá suceder muito em breve conforme determina o Orçamento do Estado:

“Artigo 127.o Gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais nos domingos e feriados

1 — Durante o ano de 2017, o Governo adota as me- didas necessárias à reposição da gratuitidade da entrada nos museus e monumentos nacionais nos domingos e feriados até às 14 horas para todos os cidadãos residentes em território nacional.

2 — Para efeitos do previsto no número anterior, aos museus e monumentos nacionais é garantida a compen- sação correspondente às entradas registadas através da reafetação de verbas do Fundo de Fomento Cultural.”

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.