Janeiro revela empresários mais confiantes

Com exceção do setor do comércio a retalho, o mês de janeiro revelou os melhores níveis de confiança entre os empresários  da Indústria Transformadora, da Construção e Obras Públicas, dos Serviços e do Comércio por Grosso no trimestre de novembro de 2015 a janeiro de 2016. Do mesmo modo, o pior registo do trimestre em termos de indicadores de confiança foi, nos mesmos setores, o apurado no passado de mês de novembro.

Passando dos valores mensais efetivos para a média móvel de três meses usada pelo INE para fazer a sua análise, verifica-se que o indicador de confiança se agravou na Construção e Obras Públicas, no Comércio e nos Serviços, tendo aumentado ligeiramente na Indústria Transformadora. Em termos globais, desta informação resultou um Indicador de Clima que “diminuiu entre outubro e janeiro, embora menos acentuadamente no último mês”.

Se a tendência registada com longo do trimestre, de progressiva melhoria dos níveis de confiança, se prolongar para fevereiro, é natural que se venha a registar uma melhoria no indicador de clima muito em breve.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *