Descobri Erros nos Dados do IRS Registados nas Finanças – O Que Devo Fazer?

Se descobriu erros nos dados do IRS registados nas finanças tem até ao final do mês de março de 2016 para através do e-balcão enviar um email às finanças explicitando o erro e indicando a informação em falta (por exemplo faturas ou rendas omissas ou com dados errados) ou, em alternativa, fazer o mesmo por escrito e entregar essa informação numa repartição de finanças. Destaque-se que neste caso, os erros serão analisados pelas Finanças após a determinação do imposto a liquidar relativo aos rendimentos de 2015, fazendo o acerto que se justifique em momento posterior.

Erros nos dados do IRS registados nas finanças:

Erros nos dados do IRS registados nas finanças

Uma terceira hipótese que foi entretanto criada recentemente (e que havia sido eliminada com a reforma do IRS de 2015) é, aquando da entrega da declaração anual de IRS em abril ou maio, corrigir os valores errados que tenham impacto no apuramento do imposto a liquidar. Neste caso o efeito da correção será mais rápido e incorporado nos cálculos do IRS, ainda que esta careça de validação posterior pelas Finanças.

Note que deve conservar comprovativos que sustentam a correção que fez ou pretende ver ser feita.

Sobre este tema e outras dúvidas relativas ao processo em curso de validação de informação recomendamos vivamente o vídeo da rubrica Contas- Poupança da SIC (clique aqui para aceder).

ADENDA: Aquando da consulta da informação dentro da área de cada contribuinte surgem opções para registar faturas ou alterar faturas.

Tagged under:

1 Comentário

  • ilidia cardoso Responder

    Na minha pagina efactura nao aparecem as minhas despesas com saude. Ainda estou a tentar descodificar

Deixar uma resposta