O que devo fazer junto das Finanças para iniciar atividade empresarial ou como independente?

O que devo fazer junto das Finanças para iniciar atividade empresarial ou como independente? A Autoridade Tributária preparou recentemente um folheto informativo especialmente dedicado a auxiliar os contribuintes que pretendem iniciar atividade económica empresarial ou como profissional liberal. O documento entitula-se “Inicio de Atividade (Rendimentos empresariais e profissionais – IRS)” e conta com 10 páginas de utilização interativa que permitirá guiar de forma mais fácil o interessado nos vários passos que deverá cumprir para concluir o processo de início de atividade.

Ao longo do documento são apresentadas as principais diferenças entre o Regime de Contabilidade Organizada, o Regime Simplificado, o enquadramento do IVA aplicável e os diferentes regimes do IVA, entre outros, sendo também dadas respostas a várias perguntas frequentes que costumam chegar às Finanças sobre esta matéria.

Este folheto está contudo longe de ser exaustivo e não cobre por exemplo a situação que aqui destacamos no nosso artigo “Quais as obrigações fiscais de quem presta serviços a um cliente estrangeiro?” que assim pode ser lido complementarmente.

Início de Atividade - IRS
Início de Atividade – IRS

Um comentário

  1. NADA SO’ TROCCAR PAIS CHE ESTAS FACENDO EN UN PAIS ONDE ESTAS DESEMPREGATO CON 64 ANOS PARA TE MANDAR REFORMATO TE CHERON PENALIZAR MUINTO PARA FICAR CON UNA MANO A FRENTE UNA A TRAS.
    TROCA PAIS SE ES JOVAN
    ONDE ESTANO I BENEFIZ PARA U DESEMPREGADOS DE LONGA DURACION PARA IR REFORMADOS SIM PENALIZAZION
    VENDO CHE A REFORMA ES GRANDE DE MAS
    PORCHE SE NO NO FICA NADA DA REFORMA SE TEN CHE LEVAR CON PENALIZAZION.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *