Toponímia de Lisboa: Conhece a história da sua rua?

“Conhece a história da sua rua? ” foi com este lema que a Câmara Municipal de Lisboa promoveu o trabalho feito de recolha historiográfica sobre a toponímia de Lisboa (nomes das ruas e lugares) da cidade e que colocou através da internet ao dispor de residentes e visitantes com interesse por estas curiosidades. Afinal a CML é responsável pelos nomes da cidade há quase 200 anos…

Além do detalhe histórico sobre o próprio processo de designação das artérias da cidade, este serviço oferece ainda um pouco da história dos nomes que foram usados para o batismo de cada canto e recanto da cidade, sejam eles de pessoas ou não.

Quem tiver curiosidade terá apenas de colocar o nome da rua e espreitar os resultados da pesquisa. O mais certo é ter uma boa surpresa e aumentar o seu grau de conhecimento sobre os aspetos simbólicos do espaço que habitamos.

Quanto aos leitores de outras zonas do país que por aqui passem (ou mesmo de outros países) fica um repto: conhecem outro exemplos como este sobre as respetivas cidades? Se sim por favor partilhem na caixa de comentários.
Obrigado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *