Telemóveis na Europa terão todos um carregador universal (em breve)

A aprovação pelo Parlamento Europeu de uma diretiva que torna obrigatória a criação de uma norma que garante que todos os carregadores de telemóveis podem servir para carregar qualquer aparelho independentemente na marca vem, na prática, criar um carregador de telemóveis universal. Face à convergência comum a muitos fabricante de adotarem a norma USB para os seus carregadores (note-se que o processo legislativo já dura há 3 anos), a Apple com os seus iPhones que mantêm uma ficha específica da marca será provavelmente a fabricante de telemóveis que terá um maior percurso a fazer (se desejar continuar a vender os seus produtos diretamente na Europa).

A diretiva foi aprovada de forma esmagadora pelos eurodeputados. Segue-se agora o remanescente processo legislativo que poderá prolongar-se por dois anos e adiar o carregador universal. Eis um resumo do que surge descrito em comunicado do Parlamento Europeu:

“(…) O texto da diretiva já foi acordado entre o Parlamento Europeu e os governos nacionais, devendo ser formalmente aprovado pelo Conselho de Ministros da UE nos próximos meses. Os Estados-Membros terão depois dois anos para transpor as novas regras para a legislação nacional e os produtores terão um ano adicional para se adaptarem às novas disposições.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *