O "Modo de voo" ainda é obrigatório?

O “Modo de voo” ainda é obrigatório na generalidade das companhia de aviação mas pode acabar muito brevemente nos voos europeus, tudo dependerá da opção de cada operador de aviação. Esta faculdade passou a ser possível depois da Agência Europeia para a Segurança da Aviação, entidade responsável por definir protocolos de segurança para todo o setor da aviação a nível europeu ter eliminado o impedimento para o uso de tráfego de dados (voz, dados, streaming, etc) durante o voo.

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação ressalva que deverão ser os técnicos de cada companhia de aviação a realizar testes de compatibilidade entre a utilização sem restrições de telemóveis, smartphones, tablets e PC com contrato de dados e a determinar se na sua companhia e/ou em cada aeronave deverá ser permitido ou não o uso livre destes aparelhos.

Na prática, é expectável que ao longo dos próximos meses comecem a surgir companhias de aviação que eliminem o obrigação de ativar a modalidade “modo de voo” ou flight mode, em inglês, neste conjunto de aparelhos. Quando tal suceder será possível os passageiros permanecerem permanentemente ligados à internet durante toda a sua experiência de navegação a´rea, desde a entrada até à saída dos respetivos aeroportos.

Pode consultar aqui o comunicado da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Deixar uma resposta