Eis que a Zona Euro ganha um novo membro: Letónia

Tal como haviamos referido em julho de 2013 no artigo “Letónia entra na Zona Euro a 1 de janeiro de 2014” há agora 18 países que adotam o Euro como moeda nacional. Tal como referimos em julho há factores geo-estratégicos que, sendo pouco relevantes para muitos estados membros, são cruciais para este país báltico. A autodeterminação, de facto, face à Rússia terá na adoção do Euro um “aliado” importante, acrescendo aos factores positivos reconhecidos pelos Letões como atribuíveis à entrada na zona euro.

Recorde-se que a Letónia (Latvia em Inglês) foi um dos países mais duramente atingidos pela crise económica recente, tendo perdido 25%do PIB num espaço de dois anos. Foi também um dos países exógenos à Zona Euro que recebeu financiamento externo. A Letónia tem como capital a cidade de Riga, é o pais do meio das  três repúblicas bálticas fazendo fronteiras terrestres a norte com a Estónia, a sul com a Lituânia, a este com a Russia e a sudeste com a Bielorussia.

A Letónia tem pouco mais de 2 milhões de habitantes dos quais cerca de 62% são Letãos e 25% são Russos. Tal como os seus vizinhos é independente desde o início dos anos de 1990 (da Russia).

Tagged under:

1 Comentar...

  • K0iZotonResponder

    A casa do tão nosso conhecido amigo: AS “PrivatBank”

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.