Como saber a taxa de empregabilidade de cada curso superior?

Como saber a taxa de empregabilidade de cada curso superior? “Perguntando diretamente” ao Ministério da Educação.

 

Qual a taxa de empregabilidade de cada curso superior?

A resposta a esta pergunta pode ser encontrada no portal Infocursos. Neste sítio alimentado por estatísticas oficial faz-se a gestão e permite-se a consulta de múltiplos indicadores sobre cada curso, incluindo a taxa de desemprego registado no IEFP dos diplomados em cada curso.

Recorde-se que a taxa de empregabilidade de cada curso superior pode ser comparada com a taxa de empregabilidade nacional ou com a de outros cursos da mesma área de formação.

Entre as várias estatísticas disponibilizadas é possível encontrar, por exemplo:

  • “Distribuição das classificações finais dos diplomados neste curso”
  • “Onde estavam os estudantes 1 ano após iniciarem este curso?” que permite analisar a taxa de abandono.
  • “Como ingressam os estudantes neste curso?” Que apresenta a distribuição dos candidatos, por exemplo, segundo a ordenação de preferências no concurso nacional de acesso.
  • ou ainda “Percentil dos alunos que entram no curso, em termos de notas nas provas de ingresso, quando comparados com todos os alunos do País que realizaram as mesmas provas”.

 

Que curso superior escolher?

Além das estatísticas é possível saber neste portal todas as características do curso, em particular, no que se refere à informação para ingresso como sejam as provas de admissão e a fórmula de cálculo da nota para o concurso além da informação de contacto da universidade/curso.

 

Taxa de empregabilidade de cada curso superior

 

Recorde-se que o Portal Infocurso foi lançado no final do primeiro semestre de 2014.

Pode ler um pouco mais sobre este tema no artigo “Infocursos – Dados e Estatísticas de Cursos Superiores” e no qual assinalamos que nesta segunda consulta ao sítio a experiência de utilização melhorou significativamente. A informação é carregada de forma mais fluída e os problemas de navegações reduziram-se significativamente. Por outro lado confirma-se que a base de dados tem sido atualizada.

No Portal informa-se que o portal inclui dados “sobre os cursos de Licenciatura 1.º ciclo e de Mestrado Integrado ministrados em estabelecimentos de ensino superior portugueses“.

 

Procure artigos mais recentes sobre este tema aqui Infocursos.

Deixar uma resposta