Vídeos com explicações gratuitas de Matemática (Khan Academy em Português)

A Khan Academy, uma organização internacional sem fins lucrativos que nasceu da necessidade de um tio ajudar a sua sobrinha com explicações de matemática e que tem contado com o apoio da Fundação Bill Gates para chegar a vários cantos do mundo, tem agora, em Portugal, o apoio da Fundação Portugal Telecom num projeto que se iniciou muito recentemente.

As explicações baseiam-se em exemplos concretos, tipicamente usando como suporte uma folha de papel virtual cujo desenvolvimento é acompanhado pela respetiva explicação oral, tudo filmado usando um software de captura de vídeo que grava o que se vai fazendo na folha de papel digital. Tudo é apresentado de forma muito simples e minimalista em pequenos vídeos colocados no youtube.

Na iniciativa internacional, os vídeos podem abordar todos os graus de ensino, desde o mais elementar ao mais avançado de nível superior e têm vindo a abranger as várias áreas de conhecimento, indo bem além da matemática. Na versão portuguesa, para já centram-se na matemática e contam com o apoio científico da Sociedade Portuguesa de Matemática.

Na iniciativa local, há algumas dezenas de vídeos disponíveis sobre matemática do 1º ao 12º ano, coleção que tem vindo a ser regularmente incrementada num projeto que, como sublinhámos, é ainda muito recente na sua versão em português de Portugal. Este é sem dúvida um trabalho a acompanhar e um recurso que se deverá considerar, por exemplo, quando há menos à vontade por parte de quem dá as explicações pedidas em determinada matéria. Um excelente apoio para pais,alunos e até professores com qualidade certificada.

As ligações relevantes são estas:

Veja-se por exemplo esta peça do programa 60 minutes sobre a Khan Academy .

Recordamos ainda uma iniciativa comercial “concorrente”, lançada recentemente pela Leya: 20 Explica: inovação online ao serviço dos alunos do ensino obrigatório.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *