União Europeia: PIB português foi o que mais caiu entre o 3º e o 4º trimestre de 2012

De entre os 19 países que já divulgaram as variações em cadeia (variação do PIB entre dois trimestres sucessivos) Portugal foi o país que teve o pior registo entre o 3º e o 4º trimestre de 2012 – a Grécia não divulgou dados. Já quanto à comparação homóloga entre o 4º trimestre de 2012 e o do ano anterior, Portugal registou o segundo pior desempenho (-3,8%) entre os 20 países com dados disponíveis, tendo a Grécia  obtido o pior valor (uma queda de 6,0%).

A Uniaõ Europeia* e a Zona Euro continuam em recessão com o PIB a cair em termos homólogos -0,6% e -0,9%, respetivamente.

Entre os 19 países com variações em cadeia conhecidas 8 estavam em recessão e 13 viram o PIB encolher entre o 3º e o 4º trimestre de 2012. Em onze países, o PIB caiu no 4º trimestre face aos valores apurados um ano antes.

* A União Europeia registou uma queda do PIB no 2º trimestre de -0,2%, uma subida de -0,1% no 3º e uma queda de -0,5% no 4º pelo que, não regista dois trimestres de quedas sucessivas do PIB não respeitando assim, marginalmente, a convenção que define recessão técnica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *