Relatório de Supervisão Comportamental do Banco de Portugal 2012

Já está disponível para consulta a edição de 2013 do Relatório de Supervisão Comportamental (2012) preparado pelo Banco de Portugal. Se quer conhecer um pouco melhor o(s) seu(s) banco(s) recomendamos vivamente que passe pela publicação. Poderá encontrar por lá de que reclamam os clientes, sobre que matérias têm provimento das queixas e vários rankings paras as instituições financeiras, por produtos bancários. Recordamos, a propósito, o nosso artigo:  O que é a Supervisão Comportamental?

Um excerto do comunicado à imprensa do Banco de Portugal:

Análise de reclamações

O Banco de Portugal recebeu 15 603 reclamações de clientes bancários contra instituições de crédito, através das quais fiscalizou o cumprimento das normas aplicáveis pelas instituições reclamadas. As reclamações recebidas aumentaram 6,2 por cento relativamente a 2011, interrompendo a redução observada nos anos anteriores. 
 
O Banco de Portugal não detetou indícios de infração por parte da instituição objeto de reclamação em 44 por cento das reclamações encerradas; nos restantes casos, a situação reclamada foi solucionada pela instituição de crédito, por sua iniciativa imediata ou por recomendação e/ou determinação específica do Banco de Portugal. “
Em média, as reclamações foram encerradas em 36 dias, menos 12 dias do que em 2011.

Tagged under:

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.