O que são obrigações? – Guia prático da CMVM

Segundo a CMVM, as obrigações são:

” (…) instrumentos financeiros que representam um empréstimo contraído junto dos investidores pela entidade que as emite, que tanto podem ser empresas, como Estados ou outras entidades públicas ou privadas. Ao adquirir uma obrigação, o investidor torna-se credor dessa entidade.

Existem diversos tipos de obrigações e diversos mercados através dos quais podem ser comercializados. Conhecer estas diferenças e as características específicas de cada emissão de obrigações permite ao investidor perceber os risco em que incorre. (…)”.

A CMVM editou recentemente nove brochuras explicativas destinadas aos investidores não qualificados e dedicadas a vários temas associados aos vários mercados sob sua supervisão.

Versão para Download
321 Kb
  

Hoje destacamos a brochura sobre obrigações onde, além da definição acima referida, apresentam-se cerca de oito páginas de informação fundamental a ter em conta por quem queira investir neste tipo de valores mobiliários.  Alguns dos tópicos referidos abordam a aquisição de obrigações cotadas em bolsa, o reembolso das obrigações e as regras de comercialização.

Uma versão online inspirada desta brochura pode ser encontrado na página sobre Obrigações do sítio Todos Contam, editado e gerido em conjunto pelos três supervisores financeiros nacionais.

*

Melhor blogue de Poupança e Economia – última fase de votações. Fomos escolhidos para o TOP 5. Se quiser votar em nós pode dar-nos o seu voto na categoria Poupança e na categoria Economia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *