Governo confirma que vai aumentar horário de trabalho da função pública para 40 horas

Nos próximos meses será apresentada regulamentação que alterará o horário de trabalho da função pública aumentando-o de 35 para 40 horas sem qualquer compensação adicional.

Esta intenção foi agora oficialmente declarada aquando da apresentação da proposta de orçamento retificativo e deverá entrar em vigor nos últimos meses de 2013 sendo regulada de forma autónoma ao orçamento retificativo.

6 comentários

  1. Nem sabemos o porquê de só trabalharem 35 horas semanais. E digo trabalharem, embora uma grande fatia de funcionários públicos não desenvolverem quaisquer tarefas ao longo das semanas de “trabalho”.

  2. Mordomias e liberdades alcançadas depois da Abrilada enquanto os moleques do privado levavam com 40 e mais horas
    …toma lá morangos…quer dizer..laranjinhas..lol

  3. os funcionários públicos ao contrario do que muita gente pensa já há muito tempo fazem até por vezes mais de 40 horas e não têm assim tantas modormias

  4. Eu não sou funcionário publico, mas lido com eles diariamente.
    O problema não é dos funcionários publicos, mas sim das chefias desses funcionários publicos.
    O despedimento em nada irá resolver, pois quem irá ser despedido são os novos, os que querem fazer qualquer coisa por este país, e lá ficarão os “amigos” antigos dos chefes que nem um computador sabem ligar.
    Nem me venham com os objectivos que os funcionários publicos têm de cumprir objectivos para a sua classificação.
    Isso dos objectivos é uma treta. Esses objectivos são definidos pela chefia. Alguns objectivos de alguns funcionários publicos são de rir. São objectivos para um ano inteiro que muitos deles em uma semana era suficiente.
    Outra coisa que não compreendo, é como é que existe tanto jurista na função publica se depois andam sempre a fazer ajuste diretos a empresas de advogados.
    Como existe tantos empregados de limpeza se depois fazem tantas adjudicações diretas a empresas de limpeza.
    Como existe tanto rendimento de inserção social e depois paga-se tanto subsidio de desemprego.
    Tenta ir por aí….

  5. Tantos anos a ser privilegiados mas agora vão saber o que é trabalhar, espero eu. É claro que há funcionários públicos que trabalham mas, porquê 35h quando no privado são 40?
    Somos todos portugueses ou há portugueses de 1ª e de 2ª?
    Na minha opinião, os f. públicos deviam era trabalhar 45h/semana até reporem as horas k trabalharam a menos, face ao privado.
    Os privados que se alinharam pela função pública e deram horário a determinadas categorias profissionais as 35h (ex. enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e outros), se fosse eu que mandasse, alinhava-os agora também pelo horário da função pública.

    1. Um facto: há vários horários de trabalho no privado. Há quem trabalhe 40h/semana, quem trabalhe mais e quem trabalhe 35h/semana (em particular na área financeira). No público também já há vários horários de trabalho. Os médicos por exemplo, acordaram recentemente (com contrapartidas salariais e efeitos sobre as horas extraordinárias) passar a trabalhar 40h/semana com aproximação progressiva a este horário até 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *