blank

"Ganhem vergonha" sítio de denúncia de ofertas de emprego ilegais

Há cerca de dois meses nasceu o sítio “Ganhem vergonha” que se dedica a

expor a realidade vergonhosa dos anúncios de oferta de emprego e, assim, contribuir para uma discussão pública sobre o tema e para a criação de legislação efectiva. Da mesma forma que não se pode cometer uma ilegalidade, também não deveria ser possível anunciar que se vai infringir a lei.

Este sítio com quase 6 mil seguidores no Facebook tem vindo a receber várias denúncias relativas a proposta de emprego ou de ocupação, do sector público e privado, sobre a quais, tipicamente, é legítimo questionar, quer a legalidade estrita, quer aspectos éticos e morais associados à compensação pelo trabalho.

O projeto é amador mas tanto quando podemos avaliar é equilibrado e bem estruturado. Serve seguramente de complemento à falta de ação e vigilância das autoridades responsáveis por fazer cumprir a lei do trabalho e da publicitação de ofertas comerciais. E como muito bem sublinha no sítio, a denúncia nunca deve substituir a comunicação à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).

Naturalmente, esta iniciativa será tanto mais eficaz quando maior a comunidade que o siga e o escrutine. Vale a pena passar por lá e tomar nota de alguns dos anúncios de emprego aí apresentados…

Fica a nossa recomendação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *