Exportações fecham o ano a subir 5,8% mas…

O INE fechou hoje os dados estatísticos relativos à balança comercial (de bens) com uma estimativa de crescimento das exportações de 5,8% para uma retração das importações de 5,4% quando comparado com o ano 2011.

O 4º trimestre de 2012, contudo, denota uma considerável desaceleração face à variação homóloga anual dado que as exportações aumentaram apenas 1% e as importações retrairam-se 3% face ao trimestre homólogo.

Analisando os dados para o último mês disponível o sinal de que se está a divergir da média anual (em particular nas exportações) é ainda maior dado que a variação homóloga de dezembro de 2012 se traduziu numa queda das exportações de 3,2% (e numa queda das importações de 7,9%).

Ou seja, se dezembro se apresentar como um indiciador da evolução dos meses subsequentes, poderemos continuar a registar uma melhoria das taxa de cobertura mas agora por via de uma contração das exportações inferior à contração das importações. Em todo o caso, um cenário preocupante de diminuição acentuada da atividade económica.

O INE destaque que a evolução de dezembro se ficou a dever a forças contrárias, com o comércio intracomunitários a afundar e o extracomunitário a crescer.

No 4º trimestre de 2012, as exportações para fora da União Europeia representaram 30,3% do total enquanto a importações representaram 26,6% do total.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *