Deduções, benefícios fiscais e taxas no IRS para 2013 (rendimentos de 2012) – Modelo 3

Como habitualmente, os serviços tributários prepararam, a poucas semana do início da entrega do Modelo 3 (ver “Calendário e prazo de entrega do IRS em 2013“), a declaração anual de IRS de 2013 (relativa a rendimentos de 2012), um folheto informativo onde se sintetizam as principais deduções, benefícios fiscais e taxas aplicáveis para a declaração a entregar em 2013.

Em 8 páginas o contribuinte fica assim com uma cábula de consulta rápida que lhe permite preparar a sua declaração. Naturalmente, este tipo de folhetos seria particularmente importante e útil se, em vez de ser publicado já no ano da declaração de rendimentos, fosse disponibilizado no ano a que dizem respeito os rendimentos a declarar… Contudo, para isso os contribuintes terão de ir visitando sítios como o Economia e Finanças que vão publicitando e traduzindo a informação que vai sendo apresentada no Orçamento do Estado e sucessivos Orçamentos Rectificativos e legislação fiscal. Foi isso que fizemos nos últimos anos (ver “Deduções IRS“) e procuraremos fazê-lo em 2013.

Eis o folheto que justifica este artigo: Deduções, benefícios fiscais e taxas no IRS para 2013 (rendimentos de 2012) – Folheto oficial

2 comentários

  1. Exmos. Srs.,
    Gostaria que me ajudassem a esclarecer uma dúvida. Eu e o meu marido estamos desempregados desde Janeiro do ano passado, estando desde essa altura a receber subsídio de desemprego.
    Todavia, no mês de Janeiro do ano passado recebemos as devidas compensações por caducidade dos contratos de trabalho, as quais foram alvo de retenção de IRS. Ora, desta forma, no meu caso descontei 1.029,00 euros sobre 4.811,25 euros e no caso do meu marido, 314,00 sobre 2.956,15 euros. Podemos/devemos entregar declaração de IRS este ano, tendo em conta estes valores? Em caso afirmativo, podem ser englobadas as despesas normais para dedução?
    Muito obrigada.

Deixar uma resposta