CATU – Centro de Atendimento Telefónico do Banco de Portugal

Não é grátis, em todo o caso existe desde agora o CATU – Centro de Atendimento Telefónico do Banco de Portugal.

A quem se destina? para que serve? Qual é o número de telefone? Quanto custa? O Banco de Portugal responde no comunicado que reproduzimos:

Os clientes bancários e as empresas dispõem a partir de hoje de mais um meio de contacto com o Banco de Portugal, com a entrada em funcionamento do seu Centro de Atendimento Telefónico e do número 707 201 409. O atendimento está disponível nos dias úteis, entre as 9h00 e as 18h00.

 
Através do número 707 201 409, os clientes bancários podem:
  • Obter esclarecimentos sobre os meios de apresentação de reclamações e de pedidos de informação e sobre a fase em que se encontram as reclamações apresentadas.
  • Informar-se sobre os objetivos e normas de funcionamento da Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) e da Listagem de Utilizadores de cheque que oferecem Risco (LUR), sobre a natureza e a origem da informação existente e sobre os meios e condições de acesso à informação da CRC e da LUR;
  • Conhecer as condições em que o Banco de Portugal difunde pelo sistema bancário nacional pedidos de localização de ativos financeiros (contas bancárias e outras aplicações financeiras) pertencentes a titulares falecidos;
  • Conhecer as condições em que o Banco de Portugal difunde pelo sistema bancário nacional pedidos de informação relativa a documentos de identificação pessoal, em caso de extravio, furto, roubo, falsificação, contrafação ou utilização ilícita.
 

O Centro de Atendimento Telefónico do Banco de Portugal presta também informação às empresas sobre:

  • O âmbito, finalidade, benefícios, obrigações, acesso e problemas das empresas na comunicação, ao Banco de Portugal, de operações e posições com o exterior;
  • O registo e acesso aos serviços e aplicações disponíveis na Área de Empresa do sítio do Banco de Portugal. 
  • Os objetivos e normas de funcionamento da Central de Responsabilidades de Crédito (CRC) e da Listagem de Utilizadores de cheque que oferecem Risco (LUR), sobre a natureza e a origem da informação existente e sobre os meios e condições de acesso à informação da CRC e da LUR.
 
O Centro de Atendimento Telefónico não presta quaisquer informações sobre dados registados ou processos em curso no Banco de Portugal.
 
A chamada telefónica custa 0,10 EUR por minuto para chamadas efetuadas a partir de redes fixas e 0,25 EUR por minuto para chamadas efetuadas a partir de redes móveis, com tarifação ao segundo após o primeiro minuto.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *