Bancos lançam novos avisos de segurança para as férias

A Associação Portuguesa de Bancos lançou uma nova campanha focalizada no período de férias através da qual procura altertar os clientes bancários para alguns dos riscos e medidas de prevenção que deverão ter em conta para evitar situações desagradáveis na utilização de serviços bancários. A campanha chama-se “Não dê férias à Segurança” e oferece vários conselhos que, recomendam, sejam também ensinados aos mais novos. Como por exemplo:
“(…)  a utilização de computadores ou smartphones deve ser efectuada de forma responsável, nomeadamente ter particular atenção à informação que se disponibiliza nas redes sociais.

Assim, deve ser dado especial atenção ao seguinte:

  • Não identificar ou fornecer dados pessoais como o nome completo, moradas ou telefones;
  • Não utilizar as Redes Sociais para criar constrangimentos noutros utilizadores e ter particular atenção aos “amigos” (que muitas vezes são simples utilizadores desconhecidos);
  • Não esquecer os jogos online muito apreciados pelos mais novos nesta época e que alguns deles não são mais do que uma via para obter passwords e informações pessoais.

E ainda:

Mesmo deixando o seu computador em casa, quando vai de férias, os smartphones e os tablets fazem parte da bagagem para aceder à internet, são por isso equipamentos com os quais se devem igualmente ter alguns cuidados genéricos na sua utilização: 

  • Dificulte o acesso ao seu Smartphone em caso de perda ou roubo, proteja-o com uma password de acesso.
  • Instale as aplicações apenas dos fornecedores confiáveis (App Store, Google Play, WindowsPhone Store, BlackBerry World, Nokia store) e confirme quais os níveis de permissão solicitados.
  • Defina limites e crie regras de utilização da Internet, implemente restrições de acesso, para impedir os seus filhos de instalar ou de executar programas que não sejam do seu conhecimento.
  • Já existem Antivírus disponíveis para alguns tipos de Smartphones, informe-se.
  • Actualize sempre o sistema operativo e as aplicações instaladas. Caso não proceda às actualizações, aumenta o risco de ataques virtuais ou instalação de aplicativos maliciosos.
  • Aceda apenas a Redes Wi-Fi conhecidas e evite clicar em links ou fazer download de aplicativos de fontes desconhecidas.

Contacte o seu banco imediatamente caso verifique que os dados solicitados na página de acesso ao serviço homebanking foram alterados, sem que este tenha efectuado uma comunicação prévia.

 

Deixar uma resposta