Tabelas de Retenção IRS 2012: valores a reter mensalmente (Oficial)

[wp_ad_camp_1]
A Autoridade Tributária (AT) acaba de divulgar as tabelas de retenção na fonte de IRS 2012 (clique aqui para aceder – PDF) a aplicar mensalmente.
A grande novidade este ano é que as tabelas de retenção na fonte foram desdobradas para acomodarem a situação peculiar dos funcionários públicos e demais trabalhadores do Estado que passaram a receber apenas 12 salários anuais. Se está nesta situação deverá procurar as tabelas que incluem a expressão “ART. 21.º LEI N.º 64-B/2011” no cabeçalho e procurar a que se lhe ajusta. Se recebe 14 salários por ano deverá consultar as demais tabelas para procurar a que se ajusta com a sua situação.
Estas tabelas não foram ainda publicadas em Diário da República contudo, para permitir que possam já ser processados os salários de Fevereiro com as novas retenções, a AT divulgou-as em antecipação no seu sítio.
ADENDA: Despacho n.º 2075-A/2012 Ministério das Finanças – Gabinete do Ministro Aprova as tabelas de retenção na fonte para 2012.
ADENDA II: Em 2013 será assim: Tabelas mensais de retenção na fonte de IRS 2013 – Continente
Pingback:Tabelas de IRS 2012: se nada mudar funcionários públicos perderão ainda mais (act.) | Economia e Finanças
Pingback:Tabelas de retenção IRS 2012 em Excel (Continente) | Economia e Finanças
Lolita
Gostaria de saber qual a taxa a aplicar a pensionistas da Segurança Social, que sempre trabalharam e descontaram para Empresas Privadas e que vão ficar sujeitos ao corte de 2 subsídios.
Pingback:Tabelas do IRS 2012 forçam retenção excessiva e levam a empréstimo gratuito ao Estado | Economia e Finanças
Pingback:IRS: Retenção na Fonte sobre Rendimentos do Trabalho Dependente e Pensões – 2012 – esclarecimentos | Economia e Finanças
Pingback:IRS 2013: de contribuinte a credor involuntário do Estado | Economia e Finanças
Pingback:Quando serão conhecidas as tabelas de retenção de IRS de 2013? | Economia e Finanças
Pingback:Tabelas mensais de retenção na fonte de IRS 2013 – Continente | Economia e Finanças