Reguladores lançam Portal de Literacia Financeira: “Todos Contam”

[wp_ad_camp_1]

Os três reguladores financeiros português (ISP, CMVM e BdP), no âmbito do Plano Nacional de Formação Financeira, desenvolveram em conjunto e acabaram de lançar publicamente o Portal “Todos Contam” orientado para o esclarecimento dos investidores financeiros nacionais. Esta ferramenta de combate à iliteracia financeira  será seguramente uma das leituras recomendadas, sendo um instrumento ao qual damos as boas vindas nesta batalha pelo esclarecimento dos investidores para a qual temos dado o nosso modesto contributo. Naturalmente procuraremos explorar o Portal “Todos Contam” nos tempo mais próximos e dar disso nota por aqui.

Eis um excerto da nota de apresentação do “Todos Contam” que encontrámos no sítio da CMVM e que ajuda a perceber os recursos e informação disponibilizados pelo novo portal:

” (…) Conteúdos do Portal

Os conteúdos do Portal “Todos Contam” estão organizados em função de dois grandes temas: a gestão das finanças pessoais e as decisões financeiras inerentes às diferentes etapas da vida.

No que diz respeito à gestão das finanças pessoais, o portal:

  • Explica como planear despesas e elaborar um orçamento familiar, realçando a importância da poupança;
  • Apresenta as principais características e riscos dos produtos financeiros e alerta para os cuidados a ter nos investimentos e na contratação de crédito ou de seguros;
  • Informa sobre a utilização de meios de pagamento e a prevenção de situações de fraude;
  • Contém informação útil para quem pretenda criar uma empresa.

 Relativamente às decisões financeiras inerentes às diferentes etapas da vida, o portal:

  • Apresenta informação especialmente dirigida a quem estuda ou inicia uma atividade profissional;
  • Descreve os cuidados a ter na aquisição de casa ou de carro;
  • Presta informação sobre as decisões financeiras relacionadas com a constituição de família e a preparação da reforma;
  • Contém informação útil para quem se encontre em situação de desemprego, doença ou divórcio.

 

Simuladores e outras ferramentas 

No Portal “Todos Contam”, os utilizadores poderão simular operações relacionadas com o planeamento do orçamento familiar, a constituição de poupanças, a contratação de crédito à habitação ou de crédito pessoal, a utilização de cartões de crédito e conhecer os encargos dos produtos bancários, dos planos-poupança e dos produtos de investimento.

Na biblioteca e na biblioteca júnior do Portal “Todos Contam” é possível aceder a materiais de apoio à formação financeira, incluindo manuais de formação para formadores. Estas bibliotecas reúnem publicações sobre temas financeiros dirigidas a diferentes públicos e materiais destinados aos mais jovens, incluindo jogos e filmes.”

Tagged under:

1 Comentar...

  • moonResponder

    são sempre boas iniciativas destas, agora é necessário é que estes conhecimentos cheguem a pelo menos uma boa parte da população

Deixe um comentário

O seu email não vai ser publicado.