Investimento empresarial com queda a rondar os 25% em dois anos

A confirmarem-se as expectativas dos empresários portugueses reveladas no mais recente Inquérito de Conjuntura ao Investimento, as empresas nacionais poderão passar, em dois anos, para um nível de investimento que será apenas três quartos do registado em 2010. Eis o resumo apresentado pelo INE (publicação completa aqui).

“(…) De acordo com as intenções manifestadas pelas empresas no Inquérito de Conjuntura ao Investimento de abril de 2012 (com período de inquirição entre 1 de abril e 28 de junho de 2012), o investimento empresarial deverá apresentar uma taxa de variação nominal de -16,7% em 2012. Os resultados deste inquérito apontam ainda para que tenha ocorrido uma redução de 15,8% do investimento em 2011.
Entre os objetivos do investimento, perspetiva-se que, de 2011 para 2012, se tenha verificado um aumento do peso relativo do investimento associado à substituição e uma redução do peso relativo dos investimentos orientados para a extensão da capacidade de produção e para a racionalização e reestruturação. (…)”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *