O que é o EBITDA?

Recorrendo mais uma vez à definição produzida pelo Mediador do Crédito, o  EBITDA, ou Earnings Before Interest Taxes, Depreciation and Amortization (em português: Resultados antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações) é um:

“(…) indicador económico utilizado quer para análise de risco, quer para avaliação do desempenho económico de uma empresa. Este indicador, ainda que não tenha uma fórmula universal de cálculo é, na maioria das vezes, calculado somando as Amortizações e Provisões ao Resultado Operacional.

Este indicador pode ser utilizado para construir outro tipo de indicadores como, por exemplo, a capacidade de reembolso da dívida (Endividamento bancário a dividir pelo EBIDTA), que exprime o número de anos necessário para que o EBITDA reembolse o Endividamento Bancário, por isso, quanto mais reduzido este indicador, melhor. Contudo, é apenas um dos principais indicadores económico-financeiros e, quando apreciado isoladamente, não é possível aferir qualquer conclusão relativamente à performance de determinada Empresa, uma vez que, por exemplo, não considera as variações das necessidades de fundo de maneio, nem as necessidades de reinvestimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *