O que é e como se calcula a Taxa de Esforço?

Quanto pesam os encargos com créditos no seu rendimento global? A taxa de esforço é um indicador que responde a esta pergunta, ou seja, apura-se dividindo os encargos mensais esperados com um determinado crédito pelos rendimentos mensais  de quem tem de suportar o crédito.

Se tem mais do que um crédito convem ter ideia de qual a taxa de esforço global dos créditos contraídos pois as responsabilidades são a somar para um mesmo rendimento.

O que fazem as instituições de crédito? Geralmente, consideram o rendimento bruto declarado para efeitos fiscais no ano anterior (por isso pedem a nota de liquidação do IRS) e determinam o duodécimo mensal correspondente (ou seja, dividem por 12). De seguida, apuram o rácio entre os encargos mensais e o duodécimo apurado.

Tipicamente, as instituições financeiras não concedem créditos caso a taxa de esforço ultrapasse os 33% do rendimento. Contudo, a regulação no sector do crédito é dinâmica pelo que é possível que o Banco de Portugal venha a alterar as regras. Consulte o Banco de Portugal ou artigos mais recentes sobre Taxa de Esforço para encontrar informação mais recente.

Se quiser ser mais prudente considere os rendimentos líquidos (tipicamente inferiores).

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *