Escalões do IRS 2013 ainda podem mudar

Os escalões do IRS 2013 ainda podem mudar? O governo deixou hoje claro que a versão do Orçamento de Estado que foi posta a circular -e por aqui sempre apresentada como preliminar, ao longo dos vários artigos – ainda pode ser alterada até segunda-feira. O dia 15 de outubro é, de facto, a data limite para que o governo apresente à Assembleia da República a sua proposta de Orçamento do Estado para 2013, iniciando-se assim um longo processo de discussão e votações que culminarão, se aprovado, com a implementação do Orçamento de Estado ao longo de 2013.

O Jornal Expresso trás para manchete da sua edição deste fim-de-semana precisamente esse aviso “Escalões do IRS podem mudar até segunda-feira” indiciando que as recentes maratonas em que se converteram as reuniões do conselho de ministros ainda terão deixado arestas (?) para serem limadas até à última hora.

O que é certo é que, habitualmente as versões que acabam por chegar aos media antes do proposta oficial, não sendo a imagem perfeita da versão final, raramente falham o essencial. É o que os tem dito a experiência ao longo dos últimos anos. É também certo que o atual governo tem sido particularmente instável quanto às decisões de política económica que toma, podendo assim introduzir maior entropia no processo. O que é certo é que ao longo das últimas semanas os parceiros sociais já foram informados de boa parte das decisões  a implementar, e já ocorreram vários anúncios parcelares formais por parte do governo, com direito a alguns retrocessos e imensas reações.

Se o caro leitor recebesse uma versão preliminar do Orçamento do Estado, a  uma semana do final do prazo, entregue por uma fonte credível, o que faria? Divulgava a informação ou esperava pela versão final oficial? Há naturalmente vantagens e desvantagens em cada uma das opções. Deixamos aqui uma pesquisa para nos dar a sua opinião e, como sempre, a caixa de comentários aberta.

Para mais informação sobre escalões do IRS deste e de outros anos (mais recentes logo que disponível) clique aqui: Escalões do IRS.

Deixar uma resposta