Tratar cancro com metastases em uma dose de tratamento – uma realidade em Portugal

 [wp_ad_camp_1]Via Boas Notícias tivemos conhecimento da aquisição pela Fundação Champalimaud de um ainda muito raro equipamento de radioterapia com capacidades muito peculiares, nomeadamente de oferecer num único tratamento  a capacidade de atacar com elevada taxa de sucesso cancros disseminados. O cancro é hoje uma das principais causas de morte e de sofrimento (e perda económica) entre a população.  Vale a pena ver os detalhes na notícia original (que encontrámos no Expresso, por exemplo), com algumas indicações sobre este equipamento. Um excerto:

” Portugal terá em breve uma radioterapia que consegue eliminar o cancro numa única sessão, mesmo com o tumor já espalhado. A tecnologia que promete revolucionar o tratamento do cancro vai estar instalada na Fundação Champalimaud, disponível para qualquer doente.

O equipamento vai chegar ainda este ano a Portugal, fazendo do nosso país um pólo quase único na Europa e no Mundo no que respeita ao tratamento por radioterapia. A novidade deste sistema está na rapidez com que o tumor é erradicado, já que com uma única sessão de radioterapia é possível eliminá-lo por completo.

A radioterapia de dose única foi estudada na Universidade de Pisa, em Itália, e os resultados forem muito positivos, explicou à Lusa o oncologista Carlo Greco, da Fundação Champalimaud. “Os resultados foram surpreendentes. Tem é de ser administrada uma dose suficientemente forte para erradicar o tumor. E já provámos que funciona em qualquer tipo de cancro, mesmo num dos mais resistentes à quimio ou radioterapia, como o do rim (…)”.

Segundo resultados desses testes a taxa de sucesso neste tipo de cancro ficou-se mesmo pelos 80%. “É uma revolução”, disse o profissional de saúde, que adiantou outras vantagens para o doente. (…)”

Deixar uma resposta