Subida das taxas de juro faz aumentar montante aplicado em depósitos a prazo

Os dados hoje divulgados pelo Banco de Portugal confirmam que a progressiva subidas das taxas de juro de depósitos a prazo (que aqui temos acompanhado através da nossa página dedicada aos Depósitos a Prazo) está a reflectir-se positivamente no aumento dos recursos financeiros que as instituições financeiras estão a conseguir captar junto dos seus clientes. A taxa média de retorno rondará os 2,5% (antes de impostos).

Ainda que a subida das taxas de juro não esteja necessariamente a reflectir-se num aumento do rendimento real de tais aplicações (a taxa de inflação está a acelerar e ameaça registar subidas significativas nos próximos meses), o que é certo é que a combinação de uma maior preocupação com a poupança, a grande incerteza na evolução de investimentos mais arriscados e o aumento do retorno nominal das aplicações financeiras estão a conjugar-se para que haja alguma captação líquida de dinheiro nos cofres dos bancos sob a forma de depósitos, face a anos anteriores.

Contamos na próxima semana actualizar a nossa página de modo a facilitar a identificação das melhores taxas de juro de depósitos a prazo disponíveis no mercado português neste momento. Bons negócios!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *