Proporção de indivíduos a encomendar pela net cresce a 23% ao ano desde 2002

Fonte: INE
Perfil do comprador via internet - Fonte: INE (Clique para aumentar)

Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação nas Famílias do INE (2011)  indica-nos que quase duas em cada três famílias portuguesas tem computador em casa e 58% têm acesso à Internet. Entre os que têm internet, 98% dispõe de banda larga.

Quanto à utilização do computador, esta atinge 58% dos indivíduos entre os 16 e os 74 anos utilizam computador e destes cerca de 95% acedem à Internet. Um em cada 10 utilizadores de computador efetuaram encomendas pela Internet nos três meses anteriores ao inquérito.

O INE indica ainda que “desde 2002 o acesso a computador e o acesso à Internet apresentam um crescimento médio anual de 11% e 17%, respetivamente“. Por outro lado, no mesmo período, “a proporção de indivíduos que efetuam encomendas pela Internet teve um crescimento médio anual de 23%.” 

 

Na publicação do INE encontrará ainda informação por região e algumas dados que justificam diferenciações. Por exemplo, a percentagem de homens a usar a internet é superior em 6 pontos percentuais face às mulheres. Como fatores mais distintivos da utilização destas tecnologias o INE identificou os seguintes:

  • a idade,
  • o nível de ensino e
  • a condição perante o trabalho

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *